Notícias

10 de novembro de 2022

Cases|Notícias|Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Projeto Descubra chega a Betim e Ramacrisna vai beneficiar 30 adolescentes assistidos pela Assistência Social do município

Thiago Euzébio é um dos craques do time de futebol americano do Cruzeiro, campeão mineiro 2022.  A rotina do atleta inclui treinos pesados, além do trabalho e do estudo. Aos 20 anos, Thiago dá aulas de inglês para pessoas de baixa renda e se formou no curso de mecânica de máquinas pesadas, no Senai. Mas nem sempre foi assim. Até 2019, ele conta que chegou a ser preso várias vezes, pois praticava pequenos delitos e estava envolvido com o tráfico de drogas.

Em 2020, sua história se transformou por meio do projeto Descubra (Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais), quando cumpria medidas socioeducativas e foi encaminhado ao Instituto Ramacrisna. Na organização, estudou fotografia, fez amigos, encontrou acolhimento e inspiração. “A oportunidade bateu na minha porta e eu a agarrei com força. Renasci, aprendi coisas que jamais vou esquecer. O projeto Descubra e o Instituto Ramacrisna me tiraram da vida errada e me mostraram que eu poderia ter um futuro feliz”, conta.

Desde 2020, o projeto Descubra vem sendo realizado na unidade do Ramacrisna em Belo Horizonte. Ao todo o projeto já beneficiou 55 jovens. Agora o projeto Descubra desembarca em Betim e outros 30 adolescentes em situação de vulnerabilidade também terão a oportunidade de Thiago Euzébio de mudar o rumo de suas vidas. Assistidos pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), eles serão beneficiados pelo Bootcamp de Inclusão Digital do Instituto Ramacrisna, que será lançado nesta sexta-feira (11).

O Bootcamp de inclusão digital, custeado com recursos financeiros do Ministério Público do Trabalho, faz parte do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra.

Os adolescentes, com idades entre 14 e 21 anos, serão capacitados através do desenvolvimento do curso de informática básica e programação com a metodologia do bootcamp, que permite aperfeiçoar as habilidades e competências dos participantes, permitindo construir e lançar sites e aplicativos em nível profissional, além de proporcionar a inclusão tecnológica e preparara-los para o mercado de trabalho.

As vagas foram destinadas aos alunos selecionados pelo serviço de medidas socioeducativas da Semas e também pelo serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de unidades de acolhimento. Os jovens serão acompanhados durante todo o curso por técnicos da Semas.

Projeto Descubra

Lançado em 2019, o Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional formada por 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. A ação, instituída em 2019, é liderada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público de Minas Gerais. O programa atua como suporte à oferta de vagas de trabalho protegido a jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial àqueles que cumprem medidas socioeducativas, que estão em situação de acolhimento institucional ou que foram resgatados de trabalho infantil.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de quase 2 milhões de pessoas de 13 cidades da Grande BH nos últimos 63 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna é considerado referência em projetos de autossustentabilidade. O Instituto também possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos.

Este ano, ganhou pela primeira vez um reconhecimento internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) conquistando a 178ª posição no ranking global e a 12ª no ranking brasileiro, além do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, que reconhece e valoriza práticas alinhadas aos ODS, desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS. Nos últimos seis anos, o Ramacrisna ficou entre as 100 melhores ONG’s do Brasil, segundo o Prêmio Melhores ONGs.Em 2021, conquistou o Selo A+ do Instituto Doar, que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência. Em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país e em 2020 recebeu o selo ONG Transparente.

compartilhar:

Receba nossas notícias