Notícias

20 de maio de 2022

Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Ramacrisna abre inscrições para curso de AutoCAD

Somente em 2021, organização qualificou 1833 jovens e adultos para o mercado de trabalho, em diversos cursos

O Instituto Ramacrisna está com vagas abertas para um novo curso de capacitação bastante demandado pelo mercado de trabalho: AutoCAD. As inscrições vão até 31 de maio e destinam-se a pessoas que cumpram os seguintes requisitos: ter idades entre 16 a 35 anos, possuir conhecimentos básicos em informática e estar no mínimo cursando o ensino médio. Para se inscreverem, os interessados devem apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade, além de participarem de um processo seletivo no dia 1º de junho.

O curso será presencial e acontecerá no FabLab Ramacrisna,  laboratório de fabricação digital inaugurado em abril no Instituto. Existem apenas 25 laboratórios do tipo, em todo país, sendo três em Minas Gerais, todos na capital mineira Este é o primeiro do Brasil a funcionar em uma Zona Rural, no bairro Santo Afonso, em Betim.

O novo curso de AutoCADvai ao encontro do objetivo do espaço: oferecer qualificação em tecnologia, uma área em alta no mercado. Com 500 m2, o FabLab tem o que há de mais avançado e moderno em tecnologia e inovação como, por exemplo, 6 impressoras 3D, 5 óculos de realidade virtual e uma Router CNC Corte a Laser, 18 tablets, computadores e 8 kits lego para a prática da  Robótica Educacional.

O curso – Serão 20 alunos por turma, que irão aprender a elaborar peças de desenho técnico em duas dimensões, noções de geometria, plano cartesiano, ângulo, projeção ortogonal, diferenças entre interfaces em 2D e 3D, entre vários outros conteúdos. Os participantes recebem material didático, uniforme e um certificado, ao final do curso. Os gastos com transporte são de responsabilidade de cada aluno.

O AutoCAD é utilizado em áreas como engenharia mecânica e civil, para o desenvolvimento de projetos e desenhos técnicos. Também é amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica e em vários outros ramos da indústria.

Transformação de vidas – Por meio de cursos de qualificação profissional, o Instituto Ramacrisna tem impactado a vida de adolescentes, jovens e adultos, moradores de Betim e de outros 13 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde atua. Segundo Solange Bottaro, vice-presidente da organização, “as pessoas qualificadas, após se tornarem aptas, conseguem mais facilmente conquistar uma vaga no mundo do trabalho, melhoraram a vida das famílias e da comunidade em geral”. Em 2021 houve um aumento de 198% na oferta de cursos de capacitação, com 1833 alunos qualificados.

compartilhar:

Receba nossas notícias