Notícias

8 de dezembro de 2020

Notícias|Produtora Antenados

Ramacrisna estimula mercado audiovisual com produtora de vídeo na Grande BH

O consumo de vídeos aumentou bastante durante a pandemia e esse crescimento ajuda a impulsionar o mercado audiovisual em Belo Horizonte e em todo o país. O Instituto Ramacrisna investe há 13 anos no setor, mantendo uma produtora de vídeo na Grande BH que gera oportunidades para diversos jovens em situação de vulnerabilidade.

O audiovisual também ganhou força nos últimos anos porque é fundamental para que pessoas e empresas se destaquem no mundo digital. Nada melhor do que investir nessa tendência, contribuindo com o empreendedorismo social.

A Antenados Produtora é a produtora da Grande BH mantida pelo Instituto Ramacrisna, com patrocínio da Petrobras.

O que o mercado audiovisual produz?

Audiovisual é o termo usado para reunir produtos de som e imagem, bem como desenhos, gráficos, músicas, vozes e efeitos. Esse mercado trabalha com vídeos, roteiros e edição digital, a fim de estimular os sentidos da audição e da visão simultaneamente.

Por trás dos smartphones, telas de cinema, computadores e televisão existe um grupo de profissionais preparados para construir a realidade que chega até o espectador. Por isso, cabe ao setor do audiovisual responsabilidades como:

  • captação de recursos;
  • produção;
  • cenografia;
  • animação;
  • redação de roteiros;
  • direção de vídeo e de equipes de produção;
  • edição;
  • figurino;
  • iluminação;
  • fotografia
  • finalização;
  • sonorização.

Além disso, as produções audiovisuais estão presentes em todos os mercados, seja corporativo, publicitário, na internet, games, casamentos, entre outros. Ou seja, é uma área ampla e com diversas oportunidades de carreira.

Entretanto, entrar para o mercado do audiovisual em BH requer capacitação, seja em graduação ou cursos técnicos.

Como o Ramacrisna incentiva o mercado audiovisual na Grande BH

Pensando em fomentar o setor, gerar renda e oferecer oportunidades a jovens em vulnerabilidade social, o Instituto Ramacrisna lançou a Antenados Produtora, ainda em 2007. O projeto social oferece aos jovens a possibilidade de se tornarem produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade.

A produtora audiovisual conta com a Escola Multimídia Antenados, que promove aprendizagem para jovens de 15 a 22 anos, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas de jornalismo, fotografia, cinegrafia e edição de imagens, além de terem que desenvolver um trabalho prático para conclusão do curso.

Também organiza encontros com os principais profissionais de comunicação de Minas Gerais. A cada ano, os alunos têm a oportunidade de entender melhor a área e as possibilidades de atuação no mercado.

Além de formar jovens, a Antenados Produtora também presta serviços de audiovisual para organizações sociais e empresas. Porto Seguro, Fiat, Fundação Banco do Brasil e Oi Futuro são algumas delas.

Leia mais >>> Antenados Produtora dá cursos gratuitos de audiovisual

O crescimento de produtoras de vídeo

Inovação, conhecimento e criatividade são as palavras-chave para quem deseja se inserir no mercado, que cresceu 153% nos últimos anos, de acordo com o mapeamento e impacto econômico do setor audiovisual no Brasil, realizado em 2016.

O mercado do audiovisual, que vai desde a produção cinematográfica até um vídeo simples, é considerado uma das atividades econômicas mais estruturadas da indústria criativa. De acordo com pesquisas, correspondem a 1,67% do PIB brasileiro.

A movimentação do setor adiciona mais de 20 bilhões de reais por ano à economia, gerando mais de 300 mil empregos diretos e indiretos.

Um relatório divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a Unctad, aponta que Brasil já representa o 11.º maior mercado audiovisual do mundo. E estima-se que em 2020 seja o quinto maior.

Quer fazer parte dessa história e ajudar a transformar o mundo? Acompanhe as redes sociais do Instituto Ramacrisna e fique por dentro do período de inscrições. E se você está  procurando uma produtora de vídeo na Grande BH, entre em contato com a Antenados e solicite seu orçamento.

compartilhar:

Receba nossas notícias