Notícias

15 de abril de 2022

Cases|Cursos|Educação / Profissionalização|Notícias

Recomeços: capacitação profissional ajuda a transformar vidas em meio à pandemia

Instituto Ramacrisna formou, apenas em 2021, mais de 1800 alunos, entre jovens e adultos

O medo de ficar desempregado ou sem nenhum cliente durante a pandemia fez com que algumas pessoas buscassem alternativas de qualificação profissional para dar um novo rumo às suas histórias. Somente no Instituto Ramacrisna, em Betim, mais de 1800 jovens e adultos participaram de cursos de qualificação profissional em 2021, nas áreas de audiovisual, robótica, estética, soldagem, operador de computador, entre outros. E, com a redução dos casos de COVID 19 em todo país, a hora agora é de recomeçar.

É o caso de Alessandro Henrique Melo e Silva, 24 anos. Depois de ser demitido da antiga empresa em que trabalhava no início de 2020 e passar por muitas dificuldades financeiras, ele encontrou alento no curso de Barbeiro, oferecido pelo Instituto Ramacrisna com patrocínio da Petrobras em 2021. “A minha mãe me falou do curso. Fiz e aprendi demais. Foi uma grande oportunidade”, diz ele que, inicialmente, começou a atender em casa, até que surgiu outro trabalho de carteira assinada. “Ainda tenho meus clientes, mas minha prioridade agora é economizar para comprar todos os equipamentos que preciso. Aí poderei montar minha própria barbearia, com mais estrutura”, planeja.

Funcionário do setor de Limpeza Técnica de uma empresa privada, Giovane da Silva Meira, 27, também estava ansioso com as incertezas relacionadas ao emprego, com o medo contínuo de demissão. No ano passado, ele fez o curso de Iniciação à Fotografia, do Ramacrisna, e a pressão deu lugar ao contentamento de descobrir uma nova paixão. “É engraçado porque antes do curso eu não sabia absolutamente nada de fotografia. Era aquele tipo que até no celular tirava fotos ruins”, conta.

Giovani, que já tinha um estúdio de música, fez um investimento de R$20 mil em novos equipamentos de audiovisual. Em breve, ele quer viver exclusivamente da fotografia que, por enquanto, ainda figura como uma renda extra. “A cada dia, estão surgindo novos trabalhos. Pelo menos uma vez por semana tenho algum evento para cobrir. Acredito que não vai demorar muito para eu ter condições de deixar o trabalho CLT e me dedicar exclusivamente à fotografia”, planeja.

Novas possibilidades – Após ficar um período em casa, desanimada e sem perspectivas, por causa da pandemia, Cleidiane Silvestre Mendes, 34 anos, voltou a trabalhar intensamente no salão que montou na varanda da sua casa, no bairro Citrolândia, em Betim. “Atendo no salão o dia inteiro e também a domicílio, já que a maior parte dos meus clientes é de idosos”, comemora. Para que o cenário mudasse, ela conta ter sido fundamental participar do curso de Cabeleireiro oferecido pelo Instituto Ramacrisna, no Núcleo da Colônia Santa Izabel, em 2021.

“Os clientes tinham sumido e eu estava com a cabeça quente de ficar confinada, sem sair para lugar nenhum. Foi então que surgiu a oportunidade de fazer o curso. Aprendi o que não sabia, como cortar cabelo, e me aperfeiçoei no que eu já fazia. Hoje a demanda maior é química (relaxamentos e escovas progressivas). Saí com o meu diploma de cabeleireira profissional”, orgulha-se. Mãe de um adolescente de 15 anos, Cleidiane já consegue manter a família com a renda que tira no salão. Agora, ela pretende continuar estudando para ser terapeuta capilar.

Projetos – O Instituto Ramacrisna tem colecionado histórias como as de Cleidiane, Giovanni e Alessandro, que encontraram nos cursos oferecidos pelo Instituto novas possibilidades de recomeçar. Eles foram atendidos pelo Construindo o Futuro, projeto que qualificou, apenas no ano passado, 916 alunos, em três cidades. Com o patrocínio da Petrobras, o projeto visa promover a qualificação profissional de jovens e adultos e, assim, estimular a geração de emprego e melhorar a qualidade de vida da população local.

Outro projeto com foco em profissionalização de jovens é o Ampliando Fronteiras, realizado com apoio da BrazilFoundation e da Prefeitura de Igarapé, que qualificou 197 jovens moradores da cidade de Igarapé em 6 cursos diferentes. O Instituto Ramacrisna também oferece cursos profissionalizantes em sua sede como o de soldagem, robótica industrial, operador de computador, eletricista de instalação/manutenção de placas fotovoltaicas, mecânica de automóveis e audiovisual. No ano passado, foram ofertados 12 cursos que permitiram a qualificação de mais 701 jovens e adultos.

“Essa é nossa missão: impactar e transformar vidas, permitir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham novas perspectivas e voltem a sonhar com um futuro melhor”, afirma a vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro.

compartilhar:

Receba nossas notícias