Notícias

6 de janeiro de 2023

Doações|Notícias

Saiba como sua doação faz a diferença no Ramacrisna

Você sabia que, ao longo dos seus 65 anos de história, o Ramacrisna já transformou a vida de mais de 2 milhões de pessoas? Seja por meio dos projetos de profissionalização, educação, cultura, esporte ou inclusão digital, moradores de 12 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Tudo isso acontece graças aos parceiros que contribuem com o Ramacrisna, seja por doações, repasses no imposto de renda, patrocínio ou mesmo comprando algum produto da nossa fábrica de cercas. Uma das parcerias mais recentes é com a Prefeitura Municipal de Betim. 

Essa nova parceria entre o Instituto Ramacrisna e a Prefeitura Municipal de Betim está ampliando o acesso de crianças, jovens e adultos ao lazer, esporte e preparação profissional. O Projeto CASA (Cultura, Assistência Social e Atividades Esportivas), que nasceu em novembro de 2023, toma fôlego em 2024 e está com inscrições abertas para diversas atividades e cursos gratuitos, que incluem esporte, artesanato, música, reforço escolar e qualificação para o mercado de trabalho.

A seguir, saiba como sua doação é utilizada pelo Ramacrisna.

Como sua doação é utilizada no Instituto Ramacrisna?

Antes mesmo da chegada de 2024, o Ramacrisna já se preparava para transformar a vida de mais pessoas. Nos próximos meses, novos projetos serão implementados e outros expandidos para a execução, incluindo profissionalização de jovens em cumprimento de Medidas Sócio Educativas, Inclusão digital para meninas, cursos profissionalizantes de tecnologia avançada, atividades esportivas como judô, xadrez, futsal, vôlei, peteca,  e aulas de dança e música  Essas atividades passam por uma avaliação interna sobre viabilidade, infraestrutura, demanda e retorno social. E, depois de uma percepção positiva sobre eles, é possível colocá-los em prática.

As parcerias nos ajudam a adquirir materiais para cada tipo de atividade, contratar instrutores e até investir na construção ou adequação de novos espaços que possam abrigar os alunos. Além disso, os estudantes ganham uniforme, material didático e refeições durante sua estadia no Ramacrisna. 

E apesar do Instituto investir em ações de autossustentabilidade, precisa de outras formas de arrecadação para poder assumir os compromissos financeiros na realização dos projetos.

Por exemplo, só o projeto Meninas em Rede teve seu valor estimado em quase R$ 200 mil para as atividades em 2022. Essas ações incluíram oficinas de xadrez, robótica, de introdução a programação e desenvolvimento, criação de um aplicativo para celular e apresentações de modelos femininos de destaque nos cargos de liderança na área de tecnologia. 

A  proposta envolveu 278 crianças e jovens entre 6 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, que foram atendidas pelo Meninas em Rede. Para custear o projeto, o Ramacrisna recebeu doações por meio do Criança Esperança, iniciativa da TV Globo em parceria com a Unesco. Foram essas contribuições que permitiram que, só em 2022, 74 meninas conseguissem ingressar no mundo da programação por meio de cinco turmas que concluíram o curso.

Todos os valores arrecadados e utilizados são detalhados na nossa prestação de contas, que são abertas e disponibilizadas no nosso site, na aba transparência. Isso porque o Ramacrisna acredita que as parcerias são mais duradouras quando todos os envolvidos podem ver o resultado de suas ações.

Além dos projetos, existem custos fixos para a manutenção do Instituto, como  pagamento de energia elétrica, água, manutenção das salas de aula, de esportes e espaços comuns, . Como também a contratação de funcionários administrativos. Tudo isso também é custeado pelas doações e repasses.

Vamos continuar nossa parceria?

Alguns projetos encontram-se disponíveis para patrocínios e devido a não formalização de parcerias, não puderam ser implementados.

Para que isso mude em 2024, nós precisamos que você continue nos apoiando. E se você ainda não é um de nossos parceiros, conheça nossos projetos e saiba como nos ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias