Notícias

19 de junho de 2024

Apoio pedagógico|Notícias

Transtornos do Neurodesenvolvimento será tema de seminário em Betim

Evento é aberto ao público e terá como foco principal o autismo

Poucos sabem, mas quando falamos de Transtornos do Neurodesenvolvimento, englobamos diversas alterações dos processos iniciais do desenvolvimento cerebral que persistem ao longo da vida. Eles têm sua origem no período gestacional ou na infância e envolvem déficits na interação social e nas habilidades de comunicação que impactam o desempenho social e acadêmico dos portadores. Os prejuízos vão desde limitações causadas por deficiências intelectuais até transtornos de aprendizagem.

Entre os transtornos mais debatidos atualmente destacam-se o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), distúrbios da aprendizagem e o transtorno do espectro Autista (TEA). E para trazer mais conhecimento sobre o tema, o Projeto CASA (Cultura, Assistência Social e Atividades Esportivas) realiza no dia 5 de julho, das 8h às 12h, o seminário “Transtornos do Neurodesenvolvimento com ênfase no autismo”. O evento acontecerá no Centro Cultural Ramacrisna e será uma oportunidade para pais, familiares, profissionais da educação e saúde, além de interessados no tema, aprofundarem seus conhecimentos sobre o autismo e as melhores práticas para lidar com ele no dia a dia.

A programação do seminário inclui discussões sobre as características do autismo, comorbidades comuns associadas, estratégias para controle de comportamentos inadequados, adaptação dos autistas no ambiente escolar e os diferentes níveis de comprometimento que podem ser observados. O evento contará com a participação de renomadas especialistas na área: Ana Paola Menezes, Analista do Comportamento, especialista em Autismo e coordenadora do polo 10 do CASA, Ana Leticia Porto, Psicóloga Infantojuvenil, e Laura Camille.

Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna – Instituição responsável pelo projeto CASA em parceria com a Prefeitura de Betim, destaca a importância de ações como esta para a comunidade. “A realização de seminários como este reforça o compromisso do Instituto Ramacrisna com a inclusão e o apoio às famílias e profissionais que lidam TEA. Proporcionar conhecimento e ferramentas que facilitem a integração e o desenvolvimento deste público, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora é fundamental”, enfatiza.

Ana Paola Menezes, idealizadora do evento e palestrante, explica que esta troca de aprendizado e acesso a informações, é fundamental para que a inclusão seja realizada em sua totalidade e não fique apenas no papel. “O seminário será uma oportunidade para discutirmos as diversas particularidades do TEA, desde a identificação de características e comorbidades até a implementação de estratégias eficazes para lidar com comportamentos desafiadores. Nosso objetivo é capacitar os participantes com informações práticas e científicas que possam ser aplicadas em seus contextos diários”, explica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 03/07 pelo WhatsApp (31) 99619-4290.

compartilhar:

Receba nossas notícias