Arte e Cultura|Notícias|Qualificação Profissional
Mozart, 8 anos. Michael Jackson, 7. Aretha Franklin, 14. Bjork, 12… A lista de músicos que começaram cedo suas carreiras profissionais é longa, e os estilos, bem variados. Desde os autodidatas, extremamente vocacionados, àqueles treinados pelos pais e guiados pelas circunstâncias, há de tudo. Mas não dá para negar que a música se tornou uma porta para o futuro em orquestras em BH e, muitas vezes, uma maneira de fugir de situações de vida muito difíceis.
O Instituto Ramacrisna acredita na arte e na educação como meio de transformação social, por isso, investe nos jovens em uma de suas iniciativas de maior sucesso. Está procurando uma orquestra em BH e região? Então, conheça a Orquestra Filarmônica Ramacrisna.
O projeto gratuito é formado por crianças e jovens, de 12 a 24 anos. Criada em 2005, a orquestra insere a música instrumental na realidade da comunidade Vianópolis, em Betim. Ao todo, 40 músicos frequentam aulas de teoria e prática musical, com instrumentos de cordas, sopro e percussão.
Para isso, os alunos embarcam numa viagem pelo mundo dos grandes mestres da música erudita, popular e brasileira sob regência do maestro Eliseu Barros e os ensinamentos dos professores Alexandre Barros (sopro) e Elias Barros (violino) e Orquestras como elemento de transformação em BH
Ao longo desses 18 anos de história, a formação musical oferecida pela Orquestra Filarmônica Ramacrisna abre uma possibilidade profissional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Mas não é só isso: o projeto prepara esse público para outros desafios.
A experiência musical desenvolve habilidades como trabalho em equipe, escuta, memória e foco, por exemplo. Ou seja, lições que podem ser aplicadas em qualquer âmbito da vida pessoal e profissional.
Para participar da Orquestra Filarmônica Ramacrisna, os interessados devem ser moradores da regional Vianópolis, de Betim, e estarem matriculados em uma escola pública. As inscrições são abertas, geralmente, no mês de março e os candidatos têm que passar por uma audição e seleção.
Jovens entre 12 e 24 anos podem se inscrever para: violino, viola, flauta, clarinete, oboé, violoncelo e baixo. Mas não é necessário ter o instrumento para participar do grupo.
Desde novembro de 2021, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna conta com espaço exclusivo, com 500 metros quadrados de área construída, para aulas de música e ensaios gerais. A Casa da Orquestra fica na sede do Instituto Ramacrisna e conta com quatro salas separadas por naipes (cordas, madeiras, metais e percussão) e teoria musical. Além disso, também possui uma varanda e um jardim cercado de área verde. Mas não é só isso: há também um salão para pequenas apresentações e ensaios coletivos, com grandes janelas e ótima ventilação.
Quer fazer parte dessa história e ajudar a disseminar a cultura musical na sociedade? Então, patrocine a Orquestra Filarmônica Ramacrisna!
Antes de mais nada, as empresas que contribuem com a comunidade com ações de Responsabilidade Social Corporativa passam a ter uma imagem melhor perante o público-alvo. Além disso, a sua marca pode fomentar o talento de diversos jovens músicos e a cena artística e cultural da região onde você atua.