Notícias

Notícias

Conheça uma das orquestras em BH com formação para jovens

Mozart, 8 anos. Michael Jackson, 7. Aretha Franklin, 14. Bjork, 12… A lista de músicos que começaram cedo suas carreiras profissionais é longa, e os estilos, bem variados. Dos autodidatas, extremamente vocacionados, àqueles treinados pelos pais e guiados pelas circunstâncias, há de tudo. O fato é que a música se tornou uma porta para o futuro em orquestras em BH e, muitas vezes, uma maneira de fugir de situações de vida muito difíceis.

O Instituto Ramacrisna acredita na arte e na educação como meio de transformação social, por isso, investe nos jovens em uma de suas iniciativas de maior sucesso. Está procurando uma orquestra em BH e região? Então, conheça a Orquestra Jovem Ramacrisna.

Conheça

O projeto gratuito é formado por crianças e jovens, de 12 a 24 anos.

Criada em 2005, a orquestra inclui a beleza da música clássica na realidade da comunidade Vianópolis, em Betim. Ao todo, 40 músicos frequentam aulas de teoria e prática musical, com instrumentos de cordas, sopro e percussão.

Os aprendizes embarcam numa viagem pelo mundo dos grandes mestres da música erudita, popular e brasileira sob regência do maestro Eliseu Barros e os ensinamentos dos professores Alexandre Barros (sopro), Elias Barros (violino) e Wiliam Barros (teoria musical, baixo, violoncelo).

Orquestras como elemento de transformação em BH

Ao longo desses 15 anos de história, a formação musical oferecida pela Orquestra Jovem Ramacrisna abre uma possibilidade profissional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Só que vai além, preparando esse público para outros desafios.

A experiência musical desenvolve habilidades como trabalho em equipe, escuta, memória e foco. Lições que podem ser aplicadas em qualquer âmbito da vida pessoal e profissional.

Fazer parte da orquestra ainda estimula o desenvolvimento desses meninos e meninas em casa. Se dedicar ao estudo do instrumento e aos repertórios das aulas são formas dos alunos ocuparem o dia a dia, principalmente neste período de pandemia.

Confira no vídeo o depoimento de alguns integrantes:

Como fazer parte de uma orquestra em BH e região

Alunos da orquestra posando com seus instrumentos na sala

Para participar da Orquestra Jovem Ramacrisna, que integra a rede de orquestras em BH, os interessados devem ser moradores da regional Vianópolis, de Betim, e estarem matriculados em uma escola pública. As inscrições são abertas, geralmente, no mês de março e os candidatos têm que passar por uma audição e seleção.

Jovens entre 12 e 24 anos podem se inscrever para: violino, viola, flauta, clarinete, oboé, violoncelo e baixo. Não é necessário ter o instrumento para participar do grupo.

Como ajudar

Quer fazer parte dessa história e ajudar a disseminar a cultura musical na sociedade? Patrocine a Orquestra Jovem Ramacrisna!

Empresas que contribuem com a comunidade com ações de Responsabilidade Social Corporativa passam a ter uma imagem melhor perante o público-alvo. Além disso, a sua marca pode fomentar o talento de diversos jovens músicos e a cena artística e cultural da região onde você atua.

Leia mais >>> Vantagens de se investir em ações de responsabilidade social corporativa

compartilhar:

Receba nossas notícias