Notícias

8 de março de 2023

Apoio pedagógico|Notícias

Dia das Mulheres e maternidade: a importância de uma rede de apoio

O Dia das Mulheres é mais do que uma data comemorativa: é um momento que simboliza a luta feminina em busca pela igualdade. O 8 de março traz discussões sobre o machismo, violência, estereótipos de gênero e também sobre a tripla jornada da mulher na sociedade moderna. 

A sobrecarga de tarefas é um assunto comum no universo feminino. A jornada de trabalho, os serviços domésticos e o cuidado com os filhos estão presentes na rotina de milhares de mulheres por todo o mundo. 

Para quem desempenha tantos afazeres ao mesmo tempo, a maternidade pode ser ainda mais desafiadora, principalmente quando pensamos nas mães solo e em mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

No Instituto Ramacrisna nós sabemos da importância da rede de apoio para a criação dos filhos. Por isso, nossos projetos são focados em atividades que acontecem em período complementar às aulas ministradas na escola pública.

Continue a leitura do nosso artigo e conheça a história de mulheres que tiveram suas trajetórias transformadas através do apoio do Instituto Ramacrisna.  

Dia das Mulheres: a importância de uma rede de apoio 

O Dia das Mulheres é um momento fundamental para discutirmos a saúde, a segurança, o bem-estar e a inclusão da mulher em diversos ambientes.  

Quando falamos das ações necessárias para garantir a equidade, temos que pensar no papel social que foi imposto à mulher e também na maternidade. Isso porque segundo a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, feita pelo IBGE, as mulheres dedicam o dobro do tempo que os homens a afazeres domésticos e cuidados com os filhos.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, o Brasil tem mais de 11 milhões de mulheres que são as únicas responsáveis pela criação dos filhos. Dessas famílias chefiadas por elas, 63% estão abaixo da linha da pobreza.

Portanto, quando desenvolvemos projetos no Instituto Ramacrisna que visam a educação e a transformação de vidas, não ajudamos apenas as crianças e jovens que participam dos programas, as famílias e a comunidade também são contempladas. 

Por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), o Instituto oferece às crianças a participação em diversas oficinas que complementam o período escolar. Essas atividades ampliam seus horizontes, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo.

As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias escolares, além de material escolar e vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. 

Todos esses projetos oferecem mais segurança e estabilidade às mães. Elas sabem que seus filhos estão recebendo uma educação de qualidade e estão tendo acesso à cultura e a arte.

Ramacrisna através das gerações 

Uma das conquistas do Ramacrisna é poder transformar vidas. As mães que trabalham no Instituto, percebem o valor imensurável que os projetos têm para os seus filhos. 

Essa é a história da Cleide, coordenadora da biblioteca do Ramacrisna desde 2009. Ela é uma das mães que teve sua rotina transformada pelo Instituto: seus 3 filhos participaram de oficinas promovidas no CAER. 

Renato, seu filho mais velho, iniciou no Ramacrisna quando era pré-adolescente. Hoje com 22 anos, tem orgulho de dizer que já fez parte do programa Jovem Aprendiz, além de ter participado da Orquestra Jovem .

Ele não frequenta mais o Ramacrisna, mas continua cursando inglês, matéria que teve contato inicial enquanto frequentava o Instituto. 

Ana, filha do meio da Cleide, entrou no Instituto aos 10 anos e hoje, aos 19, trabalha como estagiária no Fablab e está cursando a faculdade de Desenvolvimento de Aplicativos de Jogos Digitais.

Já Yasmin, filha caçula, ainda está no Ensino Médio, mas cheia de planos para o futuro. Foi aluna do CAER e, recentemente, foi aprovada no processo de Jovem Aprendiz. 

De acordo com Cleide, o sentimento é de orgulho e gratidão quando pensa no Ramacrisna. Através das oficinas oferecidas pelo Instituto, ela conseguiu conciliar o emprego e a maternidade. 

Nas palavras dela “toda formação que eu e meus filhos conseguimos foi através do Instituto Ramacrisna. Não só pelo profissional, mas também pela segurança que tenho em poder contar com ajuda e amparo. O Instituto me trouxe oportunidades incríveis, como a de ser uma mulher totalmente independente. Essa confiança me dá força para encaminhar meus filhos.”

Para Cleide, o maior desafio de ser mulher é lidar com a sobrecarga. “Trabalhamos fora, temos que dar conta de tudo, além de prestarmos apoio para cada filho individualmente. É muito difícil essa troca constante de papéis: uma hora você está focada no trabalho e de repente precisa exercer o papel de mãe ou de amiga de conselheira”, acrescenta. 

Outra história de sucesso é a da Marta e de sua filha, Ana. Como nutricionista do Instituto Ramacrisna, Marta se sente muito respeitada e empoderada como profissional e mulher.

Ela vê o Instituto como uma organização que dá espaço e valoriza as mulheres e, por essa razão, percebeu o ambiente como ideal para a inserção da sua filha. 

Ana participa da Orquestra Jovem desde 2017. O projeto foi essencial para despertar a paixão da menina pela música e mais especificamente pelo violino.

Tanto Ana quanto Marta enxergam o programa como elemento fundamental para a descoberta de talentos. A partir dele, a jovem percebeu qual caminho gostaria de seguir e conseguiu ingressar na UFMG para cursar Música. 

De acordo com Marta, “a maior conquista veio este ano, Ana passou na UFMG em primeiro lugar. Me sinto muito orgulhosa da mulher que ela se tornou, sempre correndo atrás dos seus sonhos”.

Dia das Mulheres e Igualdade de gênero 

Possibilitar que as mães tenham onde deixar os filhos faz com que o Instituto Ramacrisna esteja alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero. A redação oficial do ODS 5 diz que este objetivo quer “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

A existência de projetos como o CAER possibilita que as mães possam ser independentes e ofereçam melhores condições para as suas famílias. Dessa forma, elas conseguem uma rede de apoio confiável e que ajuda na criação dos seus filhos. 

Sua colaboração é muito importante para continuarmos os nossos projetos. Faça parte desse movimento que transforma a vida das famílias, clique e saiba como contribuir.

compartilhar:

Receba nossas notícias