Notícias

8 de julho de 2022

Qualificação Profissional

Dia do Padeiro: conheça histórias de quem encontrou nos pães o sustento

Aos 36 anos, João Paulo Ferreira Lopes fez o curso de padeiro no projeto Ampliando Fronteiras e pôde melhorar a produção de pães no seu comércio

Quem não resiste a um pão quentinho? Mas por trás de cada delícia, existe muita técnica na produção. Para homenagear os profissionais capazes de preparar esses alimentos, foi criado o Dia do Padeiro, comemorado no dia 08 de Julho.

Além de muita técnica, ser padeiro é uma ótima oportunidade para mudar de vida para quem está em busca de uma profissão. Por isso, o Ramacrisna realizou, com apoio da BrazilFoundation e parceria da Prefeitura de Igarapé, o curso de padeiro. 

As aulas são direcionadas para a fabricação de pães e similares, funcionalidade de máquinas e equipamentos, matérias-primas, embalagens, processos e utensílios usados na panificação. Além de procedimentos técnicos, de qualidade, de higiene e saúde e de meio ambiente. 

Um dos alunos que concluiu o curso de padeiro do Ramacrisna foi João Paulo Ferreira Lopes, de 36 anos, que ganhou o certificado em março de 2022. 

Padeiro profissional

João Paulo já era dono do próprio negócio antes de saber da existência do curso. Mas sua empresa não ia bem. “Eu sabia, antes, só o que o meu pai tinha me ensinado, o basiquinho mesmo. Mas eu já tinha vontade de fazer o curso, de ter um diploma e sempre me aperfeiçoar mais. Foi então que eu vi uma publicação nas redes sociais sobre o curso e fiz minha inscrição”, conta.

Depois do curso, ele não perdeu tempo e tratou logo de levar as novas receitas para a sua padaria e mercearia. “Graças ao curso, eu consegui ampliar muita coisa no meu negócio e agora, graças a Deus, ele está caminhando. Apesar de as coisas estarem um pouco difíceis com os aumentos seguidos dos preços e a margem de lucro ter diminuído”, conta.

João Paulo uniu o conhecimento que já tinha aprendido com o pai com as novas receitas e técnicas do curso. Foi a soma perfeita para que ele conseguisse conquistar a clientela e pudesse ampliar a produção. “Hoje, eu trabalho como padeiro, para mim mesmo, na minha própria empresa. Aprendi muito no curso e sou muito grato por isso”. 

Além dos ensinamentos na sala de aula, o padeiro conta que gostava muito de conversar com os colegas e o professor Geraldo. “A gente trocava muita ideia e pude levar muito da experiência deles para minha padaria”, relata. 

Sobre o Ampliando Fronteiras

O Ampliando Fronteiras, realizado desde 2020 com apoio da BrazilFoundation e parceria da Prefeitura de Igarapé, qualificou  profissionalmente 670 adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal de Igarapé, promovendo a inserção desse grupo no mercado de trabalho.

Os cursos foram gratuitos e os alunos receberam uniforme, material didático e certificação. Além do curso de padeiro, também foram oferecidas as qualificações em Informática Básica, Vendas e Logística, Mecânica de Automóveis, Soldagem e Eletricista de Instalações. As aulas aconteciam tanto em Igarapé quanto na sede do Ramacrisna, em Betim. 

Próxima etapa

A partir de 2022 o Ampliando Fronteiras inicia uma nova fase e vai promover a formação profissional e empresarial de 90 jovens, entre 18 e 29 anos, que já concluíram a profissionalização. Os trabalhos serão divididos em três frentes: Curso Bootcamp – Empreendedorismo em Ação, oficina Como ser MEI na Prática e Consultoria de Modelagem de Negócios.

O Bootcamp Empreendedorismo em Ação é destinado a quem quer começar ou redesenhar seu modelo de negócios. O curso acelera a estruturação de uma ideia, projeto ou negócio a partir de ferramentas e métodos ágeis aplicados pelas empresas mais inovadoras do mercado.

Já a Oficina Como ser MEI na Prática tem como objetivo esclarecer aos potenciais empresários, com ideia de negócio ou com experiência de trabalhar por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.

Serão realizadas tres turmas do Bootcamp Empreendedorismo em Ação e da Oficina Como ser MEI na prática, totalizando 90 alunos. Ao final desses dois cursos, será feita uma triagem para detectar 15 jovens com potencial empreendedor e, assim, apoiá-los e proporcionar-lhes ferramentas para iniciar seu negócio.

Os 15 selecionados então participarão da Consultoria em Modelagem de Negócios, que tem como objetivo fornecer orientações individuais e sob medida para que os empreendedores construam ou repensem seu modelo de negócio com rapidez e efetividade.

O Ampliando Fronteiras só pode ser realizado com ajuda de nossos parceiros. Sua empresa também pode ajudar a transformar a vida de crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade social. Conheça nosso trabalho e saiba como doar

compartilhar:

Receba nossas notícias