Notícias

6 de junho de 2022

ONG's|Sustentabilidade

Educação Ambiental: Instituto Ramacrisna promove ações para a comunidade

As ações de educação ambiental vão desde atividades para crianças até uma trilha ecológica aberta à comunidade.

De acordo com a Lei 9795, de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, entendem-se por educação ambiental os processos de construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Além do bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

É, ainda, um dever de todas as instituições proporcionar a educação ambiental para a comunidade e isso pode ser feito desde a infância. Ao contrário do que diz o senso comum, crianças são capazes de compreender a importância de cuidar do meio ambiente. Sem contar que a educação ambiental ajuda na sensação de pertencimento do mundo. 

Outro benefício da educação ambiental para crianças é a capacidade de disseminação da informação. Ou seja, os pequenos compartilham os conhecimentos com os amigos e a família, gerando uma corrente de informação que beneficia toda a comunidade. 

Por isso, o Instituto Ramacrisna acredita que cuidar do meio ambiente não é só possuir projetos e ações de preservação e redução do uso de recursos naturais, como a instalação da usina fotovoltaica. É ajudar com que crianças, adolescentes e adultos desenvolvam a consciência ambiental e façam sua parte na preservação.

Conheça algumas de nossas ações.  

Educação ambiental no Ramacrisna

Desde 2014, os alunos do Centro Educacional Ramacrisna (CAER) participam do processo de compostagem do Instituto. Essa é uma forma de reaproveitamento do lixo orgânico, folhas secas e apara de grama. Além disso, é uma forma de mostrar, na prática, como o material que seria descartado serve para dar vida a novas plantas. 

Na compostagem, o material fica maturando durante quatro meses. Após esse período, o composto é retirado e fica por mais um mês curtindo. Todas as etapas são separadas por cercadinhos de madeira e placas com datas. Quando o composto se transforma em adubo orgânico, ele é utilizado nos jardins do Ramacrisna. 

Outra ação de educação ambiental acontece dentro das salas de aula. No CAER, os professores falam sobre preservação do meio ambiente, cuidado com os animais e reaproveitamento e reciclagem de materiais em temas interdisciplinares. 

Já nos cursos profissionalizantes, os alunos aprendem a fazer o descarte correto dos resíduos e o impacto que a má destinação pode causar.

Trilha ecológica: lazer e educação para toda a família

Dentro do Ramacrisna, existe uma trilha ecológica em meio à mata, chamada de EcoTrilha. Com duração aproximada de 15 minutos, a caminhada é suave, o que permite que seja feito por pessoas de todas as idades.

Durante o percurso, é possível observar uma bela paisagem e perceber a riqueza natural da região.  O trajeto foi construído em 2017, em parceria com as UVS’s Essencis Betim e Viasolo Betim.

A EcoTrilha possui grande diversidade de árvores e plantas, além do contato com animais, como pássaros silvestres. A trilha é aberta ao público e pode ser feita em qualquer dia da semana.

Sobre o Ramacrisna

O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Nos ajude a continuar trabalhando. Faça sua doação.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias