A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) Aberto, realizada em Navegantes-SC, entre os dias 5 e 9 de fevereiro para a categoria adulto, trouxe grandes conquistas para os atletas do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim. A dupla Emanuely Pereira Cardoso e Quemile Vieira de Souza, representantes de Minas Gerais pela cidade de Betim, conquistaram o terceiro lugar na etapa.
Já classificadas para o torneio principal, Manu e Quemile demonstraram um alto nível de jogo. Na semifinal, perderam por 2 sets a 1 para Andressa (PB) e Tainá (SE), mas garantiram a medalha de bronze ao vencer a disputa do terceiro lugar também por 2 sets a 1 contra Teresa (DF) e Beatriz (DF). “Estamos muito felizes em começar a temporada de 2025 com o pé direito, trazendo a medalha para o projeto. Agora é continuar o trabalho, a evolução do nosso time. Ano passado estávamos no Qualifying e este ano já iniciar no principal fez toda a diferença. Aos poucos vamos colhendo os frutos deste trabalho. Agora é voltar para Minas e treinar mais para alcançar todos os nossos objetivos. ”, comemora Manu.
O técnico da equipe feminina, Giuliano Sucupira, comentou o desempenho das atletas. “Manu e Quemile tiveram uma excelente performance. Conquistar um pódio logo na primeira etapa mostra que estamos no caminho certo. Estamos confiantes e ansiosos para a próxima fase”, ressaltou.
Outras duas duplas femininas também marcaram presença na competição: Sarah e Samira, Rafaela e Maria Luiza, que, apesar de não terem avançado, tiveram um desempenho importante, ganhando experiência para as próximas etapas.
No masculino, Alex, que jogou ao lado do atleta Brendow, do Mato Grosso, superou o Qualifying com duas vitórias expressivas. Na primeira partida, venceu por 2 sets a 1, e no segundo confronto garantiu a classificação com um 2 a 0. No torneio principal, apesar da dedicação, a dupla acabou eliminada após duas derrotas. Essa foi a segunda classificação de Alex para o torneio principal, mostrando sua evolução na competição.
Para o treinador da equipe masculina, Guilherme Silva, a participação dos atletas no CBVP foi fundamental para o crescimento técnico e estratégico da equipe. “Os atletas têm treinado incansavelmente e se dedicado muito para chegarem até aqui. A cada etapa, vamos ganhando mais experiência e confiança. As expectativas para as próximas competições são as melhores”, afirmou.
Alex também celebrou o desempenho e destacou a empolgação para as próximas etapas. “O circuito está só começando e estamos muito ansiosos para este ano, que promete ser muito positivo. Vamos continuar nos dedicando para conseguir boas classificações e trazer orgulho para nossa cidade”, disse o atleta.
Sub-19 entra em quadra em Navegantes
A competição da categoria Sub-19 teve início no domingo, dia 9 de fevereiro, e contou com a participação de três duplas do projeto Viva o Esporte. No masculino, Davi e Samuel, e Igor e Arthur disputaram o Qualifying, mas infelizmente não conseguiram se classificar para o torneio principal. Apesar da eliminação, os atletas demonstraram grande evolução e garra em quadra.
Na estreia do feminino, nesta segunda-feira (10), Helena (Viva o Esporte) e Jéssica (Mackenzie) tiveram um excelente desempenho e venceram a equipe do Mato Grosso por 2 sets a 0, avançando na competição.
Com um começo de temporada promissor, os atletas do projeto Viva o Esporte seguem focados e determinados em busca de melhores resultados nas próximas etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
Próximas fases
As próximas etapas do CBVP já têm data marcada. Entre os dias 2 e 6 de abril, a competição será realizada em Saquarema, no Rio de Janeiro. Já a terceira etapa será sediada por Brasília e acontece entre os dias 23 e 27 de abril.
Para estas fases, a previsão é que outras quatro duplas masculinas e quatro femininas representem o projeto Viva o Esporte.