Notícias

23 de novembro de 2020

Notícias|ONG's|Sustentabilidade

Instituto Ramacrisna investe em desenvolvimento sustentável em BH e região

Promover transformação, investindo em desenvolvimento sustentável em BH e na região metropolitana é um dos princípios do Instituto Ramacrisna. A instituição se juntou à Organização das Nações Unidas (ONU) na missão de atingir, até 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015.

As metas da ONU foram elaboradas para tornar o planeta Terra um lugar melhor para todos. Várias empresas e instituições aderiram ao desafio, tentando cumprir os itens que dizem respeito às suas realidades, para colaborar com essa mudança.

Neste post, vamos te mostrar quais são as metas adotadas pelo  Instituto Ramacrisna e como elas são desenvolvidas no dia a dia.

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em setembro de 2015, a ONU propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que esses países alcancem esse tipo de desenvolvimento, em todos os âmbitos, até 2030.

Confira quais são os 17:

São objetivos ambiciosos e interconectados, abordando desafios comuns, enfrentados em Minas Gerais, no Brasil e em todas as partes do mundo.

Como o Instituto Ramacrisna investe no desenvolvimento sustentável em BH e região

O Instituto Ramacrisna está presente em 13 cidades de Minas Gerais, oferecendo ações que promovem desenvolvimento sustentável em BH e região metropolitana.

Ao longo de seis décadas de história, mais de 1,8 milhões de vidas já foram transformadas e mais de sete mil alunos foram capacitados em cursos profissionalizantes.

várias crianças beneficiadas pelo Ramacrisna sentadas na grama, sorrindo e com os braços para cima

Leia mais >>> Ramacrisna oferece cursos gratuitos na RMBH para moradores de 13 cidades

Todo o trabalho desempenhado pela organização contribui para nove metas estipuladas pela ONU:

1 – Erradicação da pobreza

O objetivo do Ramacrisna é garantir a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em projetos que promovam seu desenvolvimento, para que possam superar a realidade econômica atual e vencer a pobreza.

3 – Saúde e bem-estar

O Ramacrisna promove palestras e oficinas para conscientizar e reforçar a prevenção do uso de drogas e álcool. Além disso, informa e educa seus alunos sobre saúde sexual, DSTs, gravidez na adolescência, entre outros.

4 – Educação de qualidade

A organização oferece educação complementar à escola para crianças e adolescentes, promovendo a sociabilidade e a capacidade criativa. Assim, estimula o potencial cognitivo, proporcionando mais conhecimento e ajudando cada um a se reconhecer como sujeito ativo e participante.

5 – Igualdade de gênero

O Ramacrisna garante a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades em todos seus projetos. Além disso, promove palestras e oficinas a respeito da igualdade de gênero e do empoderamento de todas as mulheres e meninas.

8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Pelo programa Adolescente Aprendiz, o espaço promove a capacitação de jovens, possibilitando a inserção no mercado de trabalho. O Ramacrisna também cria oportunidades de qualificação profissional para esse público e a requalificação de adultos, ampliando suas competências e empregabilidade.

Leia mais >>> Benefícios para empresas que contratam jovens aprendizes

9 – Indústria, inovação e infraestrutura

O Ramacrisna é referência em projetos de autossustentabilidade com o trabalho desenvolvido na fábrica de telas de arame. A empresa possui maquinário moderno e adota princípios sustentáveis em sua produção. Para completar, o lucro obtido com as vendas é destinado ao setor social da instituição.

10 – Redução das desigualdades

A organização garante a igualdade de oportunidades, empodera e promove a inclusão social e econômica. Idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou qualquer outra distinção são respeitadas.

12 – Consumo e produção responsáveis

O Futurarte, projeto de geração de renda do Ramacrisna, utiliza matéria-prima reaproveitável em sua produção. A medida é uma forma de reduzir a geração de resíduos que iriam para o meio ambiente. Além disso, promove conscientização de crianças e adolescentes por meio de oficinas de reciclagem e reuso.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Há 61 anos, o Instituto Ramacrisna realiza um trabalho responsável e transparente, sempre prezando pela ética e gestão inclusiva e participativa.

A atuação individual de todas as organizações da sociedade é fundamental para alcançarmos os resultados em 2030. O Instituto Ramacrisna tem orgulho de contribuir para o desenvolvimento sustentável em BH e região metropolitana e colaborar com essa jornada por um mundo mais justo e que continue crescendo de maneira responsável.

Se você ou sua empresa desejam fazer parte dessa história, veja como ajudar em nosso site.

compartilhar:

Receba nossas notícias