Notícias

9 de janeiro de 2023

Jovem Aprendiz|Notícias

Polo Adolescente Aprendiz chega a Igarapé trazendo novas oportunidades para os jovens moradores do município

Parceria entre Instituto Ramacrisna e Prefeitura Municipal vai ampliar vagas na cidade para atender a demanda das empresas

O Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Igarapé inaugura, no dia 10 de janeiro, às 10h, o Polo Adolescente Aprendiz, à Rua Tiradentes, 555, Cidade Jardim. Esta é a segunda unidade inaugurada em parceria com as prefeituras das cidades, a primeira foi em Juatuba (aberta em setembro). Além da sede em Betim, o Ramacrisna possui um Núcleo em Belo Horizonte e atende mais oito cidades da Região Metropolitana.

A Lei do Jovem Aprendiz completou recentemente 22 anos. A norma foi sancionada em 2000 e é considerada um marco de inclusão social no país e a porta de entrada para o mercado de trabalho. De acordo com a Lei 10.097/2000, os aprendizes são aqueles jovens que estudam, trabalham e recebem formação para a profissão que estão se capacitando.

A lei determina que qualquer empresa com pelo menos 7 funcionários tem que contratar jovens aprendizes. O número de aprendizes deve ser equivalente a pelo menos 5% e até 15% dos trabalhadores cujas funções demandem formação profissional. Ela ainda traz uma série de benefícios fiscais para as empresas contratantes como: pagamento de 2% de FGTS, dispensa do aviso prévio remunerado e multa rescisória, entre outros.

O objetivo do projeto é capacitar e encaminhar jovens de 14 a 21 anos para sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O projeto do Ramacrisna oferece formação teórica nas seguintes áreas: auxiliar administrativo, assistente de logística, auxiliar de serviços bancários, auxiliar de audiovisual, auxiliar de comércio e serviços, aprendiz na música, aprendiz em automação industrial, aprendiz em solda e aprendiz em mecânica de automóveis.

Centenas de aprendizes treinados pelo Instituto Ramacrisna estão inseridos em empresas de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outras centenas foram efetivados ou contratados por companhias do mercado. Empresas como a Tupy, Teksid, Banco do Brasil, Unifort e Unimed já aderiram ao programa.

“O Programa de Aprendizagem traz para as empresas de Igarapé e região uma importante atuação de Responsabilidade Social, pois oferece aos jovens a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, que sem dúvida irá transformar suas vidas. Contribuindo para elevação do nível de escolaridade, aumento da renda familiar, ampliando seus horizontes para possíveis áreas de atuação e até mesmo de curso superior” afirma Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

“A chegada do Programa Jovem Aprendiz em Igarapé é uma conquista valiosa para a nossa comunidade! Saber que esta parceria da prefeitura com o Ramacrisna será uma porta de entrada para o mercado de trabalho para muitos dos nossos jovens e que, através desta oportunidade eles certamente terão um futuro promissor, construirão seus projetos de vida e realizarão seus sonhos, é um momento muito gratificante”, afirma o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves.

Os jovens que tiverem interesse em participar do programa devem ficar atentos ao site do Instituto www.ramacrisna.org.br para acompanhar o período de inscrição. Já as empresas que quiserem aderir podem entrar em contato pelo site https://aprendizramacrisna.org.br/

compartilhar:

Receba nossas notícias