Notícias

27 de dezembro de 2022

Apoio pedagógico|Cases|Notícias

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história dos irmãos Wedyson e Keyla

Desde que entraram no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), os irmãos Wedyson Gonçalves dos Santos e Keyla Gonçalves dos Santos fazem de tudo para não faltar a nenhum dia das atividades. Como toda criança, os dois são cheios de criatividade e sonhos e encontraram no Instituto um local para tentar torná-los realidade.

Cheios de histórias e peripécias, os dois animam a vida de Edilene Lemos, que é coordenadora pedagógica do CAER e compartilha alguns momentos dos dois.

Talentos incentivados no Ramacrisna

Wedyson, de 10 anos, e Keyla, de 11 anos, fazem parte de uma família de seis irmãos. Mas, como todos na casa trabalham, eles aprenderam, desde cedo, a cuidar um do outro com muita dedicação e carinho.

Edilene conta que os irmãos são inseparáveis, a ponto de ele se sentar na porta do banheiro para aguardar a saída de Keyla. Os dois entraram juntos no CAER, em 2018, e adoram participar das oficinas.

Wedyson gosta de criar, inventar brinquedos com materiais recicláveis, como: tampinha de detergente, cd velho e caixas, por exemplo. Além disso, ele também sabe desenhar muito bem. 

Já a Keyla, sonha em ser famosa, ser cantora profissional e junto com o Wedyson, formarem a própria banda. Para isso, eles fazem a aula de violão com Zezinho da Viola, professor voluntário do CAER que ensina o instrumento a cada quinze dias. 

“Constantemente, dizem que estão estudando com o Zezinho para no futuro fazerem parte da Orquestra Ramacrisna, antes de criarem a própria banda. Ainda não definiram o nome, mas sabem que será um sucesso”, prevê. 

Edilene aposta tanto no sucesso da dupla, que organizou um dia em que os irmãos fizeram uma apresentação para os colegas do projeto: “Keyla trouxe um vestido de renda vermelho que havia ganhado de uma professora e cantou uma música em inglês, e Wedyson ensinou a confeccionar um brinquedo.”

Brincadeiras de criança

Edilene afirma que Wedyson e Keyla amam estar no CAER e fazem de tudo para estarem presentes. “Teve uma vez que estava chovendo muito e eles vieram dentro de saco de ração de cachorro para não faltarem. Eles fizeram os sacos de capa de chuva, cortaram apenas dois buracos para os olhos e vieram”, lembra. 

Em outra peripécia, eles estavam com vontade de comer leite condensado, mas não tinham o doce em casa. Então, pediram leite para uma vizinha, misturaram açúcar e um litro de óleo. Fizeram um mingau e comeram tudo. No outro dia, não vieram porque estavam passando mal. 

Ao ouvir a história, a professora Gislene trouxe uma caixa de leite condensado para cada um. “São inúmeras as aventuras em que eles se metem”, resume Edilene que acredita que o Ramacrisna permite que os dois vivam novas aventuras.

Conheça o Ramacrisna

O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Você pode contribuir para a melhorar a vida de diversas crianças como Wedyson e Keyla. Conheça nosso trabalho e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias