Notícias

19 de março de 2021

Cases|Notícias

Por dentro do Ramacrisna: conheça Geisibel Castro

O Ramacrisna conta com profissionais que fizeram história na instituição. Muitos entraram para os projetos como estudantes e hoje desempenham papéis diversos, atuando como instrutores, coordenadores e gestores.

O objetivo do instituto é incentivar esse crescimento, dentro ou fora da instituição. A ideia é transformar jovens em situação de vulnerabilidade em grandes profissionais, capazes de contribuir para a sociedade, transmitindo e colocando em prática todo o conhecimento adquirido.

É essa história que vamos contar na segunda edição da série Por Dentro do Ramacrisna. Geisibel Castro, atual gestor do Espaço de Inovação, é um colaborador que construiu a sua vida em torno do Ramacrisna. Sua trajetória de crescimento está conectada à evolução do projeto que, em meio a todas as adversidades, continua progredindo. Confira!

> Veja o primeiro artigo da série Por Dentro do Ramacrisna

Geisibel Castro, gestor do Ramacrisna, segurando um óculos de realidade virtual.

Geisibel Castro

A história de Geisibel se encontrou com a do Ramacrisna em 1997. Com a separação dos pais, ele se mudou de Belo Horizonte para Betim, ao lado da mãe e dos dois irmãos, Geisiel e Gêisbel.

Na época, o Instituto surgiu como um espaço de acolhimento para os três irmãos, que participavam do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), com oficinas voltadas para a cultura, esporte e artesanato. Eles passavam meio período na escola e o resto do tempo no instituto, enquanto a mãe trabalhava.

Durante esse período, o que mais chamava a atenção de Geisibel no Ramacrisna era o acesso à tecnologia. Foi na instituição que ele teve o primeiro contato com um computador, um momento definitivo para a sua vida pessoal e profissional.

Trajetória profissional

Antes de entrar de vez na área da tecnologia, Geisibel explorou outros projetos do Instituto. Em 2005, ele foi um dos primeiros participantes da Orquestra Jovem Ramacrisna, onde tocou por 10 anos.

“Foi algo muito bom para a minha vida. Carrego até hoje o aprendizado que tive na Orquestra, especialmente em noções de trabalho em equipe. Também fui spalla [primeiro-violino] da orquestra, no tempo em que participei. Tenho muito orgulho disso”, afirma.

Geisibel também passou pela Antenados Produtora, em 2007. No projeto, ele aprendeu a gravar e editar vídeos, habilidades que usa para trabalhar nos fins de semana na cobertura de eventos. No mesmo ano, ele deixou de ser apenas um aluno, se tornando um dos primeiros participantes do programa Jovem Aprendiz do Instituto. 

Em 2008, ele foi efetivado para trabalhar na área de manutenção de computadores do Instituto, entrando de vez no caminho da tecnologia, que sempre foi o seu objetivo. Em 2011, Geisibel teve uma breve experiência no departamento financeiro do Ramacrisna, que o inspirou a iniciar a graduação em administração pela Unopar. 

Quatro anos depois, ele retorna para a área de tecnologia, desta vez como gestor do Espaço de Inovação, que comanda até hoje. O projeto oferece cursos de Robótica Educacional, além de atividades com óculos de realidade virtual e impressora 3D. 

No futuro, Geisibel tem planos para expandir o Espaço, transformando-o em uma Fab Lab, modelo de laboratório, geralmente aberto ao público, que oferece ferramentas tecnológicas e industriais para estimular o aprendizado.

 

Uma história em família

A história de Geisibel com o Ramacrisna vai além do âmbito profissional e educacional. Além dos irmãos Gêisbel e Geisiel, que participaram do CAER juntamente com ele, o irmão mais novo, Nivaldo, agora faz parte do Programa Jovem Aprendiz.

Em seu período na Antenados Produtora, Geisibel conheceu sua esposa, Geise, com quem tem uma filha. Eles moram perto do Ramacrisna, justamente para facilitar o deslocamento até o trabalho. Para ele, o Instituto é uma segunda casa e sua principal missão é guiar outros jovens pelo mesmo caminho de sucesso que percorreu.

“Hoje eu tenho meu apartamento, meu carro. Eu constituí minha família no Instituto […] minha vida é isso aqui. Um dos propósitos que eu tenho é passar essa oportunidade que eu tive para frente, porque foi uma oportunidade que trouxe mudanças radicais para a nossa vida. O Ramacrisna veio no momento em que a gente mais precisava”, completa.

O Instituto Ramacrisna é um espaço de acolhimento, aprendizagem e mudanças. Assim como Geisibel, você pode ser uma das centenas de pessoas que têm sua vida transformada pelos nossos projetos ou ser um dos parceiros que apoiam essas mudanças. Conheça o nosso trabalho!

compartilhar:

Receba nossas notícias