Notícias

17 de dezembro de 2021

Notícias|ONG's|Prêmios

Conheça os principais prêmios do Instituto Ramacrisna

30 anos o Ramacrisna recebe prêmios que reconhecem a importância dos projetos realizados no Instituto. Desde 1994, são 53 títulos que trazem orgulho para a equipe e tornam o instituto mais conhecido e reforçam a imagem positiva do trabalho.

Em 2023, o Ramacrisna recebeu 4 prêmios no total, sendo eles o Prêmio Melhores ONGs, considerado um dos maiores do país. Além dele, o instituto recebeu o Prêmio Pontos de Leitura e o Prêmio Thedotgood – antigo NGO ADVISOR, se destacando no 17º posição das 50 melhores no Brasil177º no ranking dos 200 melhores do mundo

Para comemorar a conquista, a vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro, avalia a importância das premiações e os principais títulos recebidos. Confira!

Reconhecimento e orgulho

O Prêmio Melhores ONGs é uma iniciativa do Instituto Doar e O Mundo que Queremos. Este é o sétimo ano seguido que o Ramacrisna fica entre as 100 melhores ONGs do país.

“A premiação leva em conta parâmetros como gestão e transparência. Por isso, ganhar pelo sétimo ano seguido nos deixa muito felizes e orgulhosos. É o maior prêmio do Brasil e tem parcerias com fundações importantes que avaliam critérios que mostram o trabalho sério de uma organização”, comemora Solange.

Mas não é só isso: estar entre as melhores organizações sociais ajuda a conquistar mais parceiros. Muitas vezes, quando uma empresa quer fazer um trabalho social, busca instituições reconhecidas e que prestam um bom trabalho. No caso do Ramacrisna, os prêmios foram responsáveis pela parceria com a BrazilFoundation, por exemplo.

Em 2018, o Instituto não só ficou entre as 100 melhores organizações como também recebeu o título de melhor ONG em Assistência Social do Brasil

Além do Melhores ONGs, o Instituto Doar também realiza o Selo Doar. Desde 2019, o Ramacrisna é certificado com selo A+ nos padrões de gestão e transparência no terceiro setor. Todas essas premiações estão entre as principais do Brasil.

“Conseguir, ao longo dos anos, refinar os prêmios, que são tão relevantes, não é fácil. Então, estar no Melhores ONGs pelo sétimo ano consecutivo nos deixa muito felizes. A equipe fica encantada, traz reconhecimento para o trabalho. Todo mundo fica muito feliz”, destaca.

O início da trajetória

O primeiro prêmio do Instituto foi o Projeto Modelo da Fundação Abrinq, que reconhecia um exemplo de autogestão. “Quando a gente olha para trás e vemos que em 1994 já éramos um modelo, nos dá muito orgulho. Então, esse foi o começo de uma jornada, que nos despertou e depois ninguém mais nos segurou”, lembra Solange. 

Além disso, outro marco na história do Ramacrisna foi em 1997, quando recebeu menção honrosa no Prêmio Itaú Unicef Educação. Desde então, o Instituto foi reconhecido outras 5 vezes, sendo 3 vezes como semifinalista nacional e 2 vezes em 1º lugar em MG, sendo finalista nacional.

Já em 2014, Solange destaca dois prêmios: o primeiro é o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Minas. Nele, o projeto Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER) ganhou como o melhor projeto de educação do estado

Da mesma forma, o outro marco de 2014 foi o Prêmio Mineiro de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG). “Eles já têm alguns anos, mas ainda são muitos relevantes, porque as temáticas são muito importantes e são um marco para nossa história”, avalia.

Por fim, Solange destaca os Prêmios Great Place to Work, que o Ramacrisna recebeu em 2017 e 2018. Na primeira vez, o Instituto concorreu como melhor lugar para trabalhar com empresas privadas e, no ano seguinte, com outras entidades do terceiro setor. Os prêmios foram relevantes e, por isso, renderam ao Ramacrisna diversas aparições na imprensa

“Claro que todos os prêmios são importantes, mas existem aqueles que têm mais destaque. Receber um prêmio significa o reconhecimento da sociedade. E, se ela premia ao longo de tantos anos, é porque realmente prestamos um serviço relevante. O Ramacrisna busca mudar aspectos de educação, traz dignidade e novas perspectivas de vida.”

Veja todos os prêmios do Instituto.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna foi criado há mais de 60 anos e tem como princípio desenvolver projetos de aprendizagem, de profissionalização, de cultura, de trabalho e renda, de tecnologia e de esporte e lazer para comunidades em vulnerabilidade social de 12 cidades da Região Metropolitana de BH.

Além dos prêmios, o reconhecimento do nosso trabalho aparece em nossas parcerias e nos mais de dois milhões de vidas transformadas. Você pode nos ajudar a continuar a fazer um trabalho de excelência. Faça a sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias