Notícias

12 de março de 2021

Arte e Cultura|Doações|Notícias

Apoie a Orquestra Jovem Ramacrisna e dê visibilidade ao seu negócio

Quer que a sua empresa seja reconhecida por apoiar projetos de relevância social? Uma ótima maneira de alcançar esse objetivo é patrocinando a Orquestra Jovem Ramacrisna, projeto com mais de uma década de história, que busca a valorização da música instrumental e oferece aos jovens em situação de vulnerabilidade social da zona rural de Betim, a oportunidade de transformarem suas vidas através da música.

O Brasil é um país com extrema desigualdade no acesso à cultura. Esse problema passa por questões sociais, econômicas e trabalhistas. É o que aponta a pesquisa feita pelo Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, 35,2% dos pretos e pardos do Brasil vivem em cidades sem acesso ao teatro. Entre os brancos, esse número cai para 25,8%. Além disso, entre 2014 e 2018, a quantidade de trabalhadores na área cultural com carteira assinada caiu de 45% para 34%, o que mostra a dificuldade dos profissionais da área para deixar a informalidade.

Neste cenário desolador, projetos como a Orquestra Jovem Ramacrisna ganham grande importância. São eles que oferecem para jovens, que não contam com a estrutura suficiente para levar adiante uma carreira artística, uma plataforma de aprendizado e oportunidades de trabalho.

>> Veja também: Quais critérios as empresas usam para fazer parceria com ONGs?

A Orquestra Jovem Ramacrisna

A Orquestra Jovem foi criada pelo Instituto Ramacrisna em 2005. A ideia da iniciativa era introduzir jovens entre 12 e 24 anos, da região de Vianópolis, em Betim, no universo da música instrumental. 

Hoje, a orquestra é comandada pelo experiente maestro Eliseu Martins Barros, que conta com o apoio de seus três irmãos: Alexandre (sopro), Elias (violino) e Wiliam (teoria musical, baixo e violoncelo). 

A família Barros, conhecida por sua tradição na música clássica, ajuda a coordenar os mais de 45 músicos, com idades entre 9 e 25 anos, que frequentam as aulas da orquestra. O maestro Eliseu, em especial, é um dos grandes artistas mineiros, com participação em festivais internacionais e gravações com Skank, Lô Borges e outros nomes conhecidos. 

https://youtu.be/hT-mQinWr0U

Projetos inovadores

Desde 2013, a Orquestra Jovem Ramacrisna promove o Festival de Música Primavera, que conta com apresentações do grupo e traz aulas teóricas e práticas com os instrumentos de corda e sopro. Além disso, o festival é um espaço para que outras orquestras apresentem o seu trabalho. É um projeto que promove o acesso à cultura para a zona rural de Betim, mobilizando alunos, professores, familiares e membros da comunidade.

A orquestra também uniu educação musical e oportunidades de trabalho em um só projeto: o Aprendiz na Música. Por meio do projeto Adolescente Aprendiz, as empresas que precisam cumprir a lei da aprendizagem, mas não possuem espaço para absorver a mão de obra, podem financiar o estudo de jovens na música instrumental. 

Com isso, os estudantes recebem um salário para aprender música na Orquestra Jovem Ramacrisna e as empresas cumprem sua obrigação de contratar um Jovem Aprendiz, mesmo não tendo o espaço físico para recebê-lo.

Como apoiar a Orquestra Jovem Ramacrisna?

Grupo de seis jovens da Orquestra Jovem Ramacrisna. Cada um segura um violoncelo.

Para apoiar a Orquestra Jovem Ramacrisna, a empresa pode escolher uma das três cotas de patrocínio, classificadas como bronze, prata e ouro. Cada uma oferece diferentes benefícios para empresas parceiras, que trazem visibilidade e notoriedade aos apoiadores do projeto.

  • Patrocínio bronze

– Inserção da logo da empresa no site, uniforme, peças gráficas e totem que fica exposto no palco durante todas as apresentações da orquestra.

  • Patrocínio prata

– Inserção da logo da empresa no site, uniforme, peças gráficas e totem que fica exposto no palco durante todas as apresentações da orquestra. 

– Citação do nome da empresa em todos os releases de divulgação dos shows e durante as apresentações, pela voz do mestre de cerimônias.

  • Patrocínio ouro

– Inserção da logo da empresa no site, uniforme, peças gráficas e totem que fica exposto no palco durante todas as apresentações da orquestra. 

– Citação do nome da empresa em todos os releases de divulgação dos shows e durante as apresentações, pela voz do mestre de cerimônias. 

– Apresentação anual em algum evento promovido pela empresa.

Quer saber mais sobre a Orquestra Jovem e outros projetos do Instituto Ramacrisna? Conheça o nosso site! Você também pode doar para outras iniciativas do instituto, contribuindo para a transformação da vida de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade. 

compartilhar:

Receba nossas notícias