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28 de janeiro de 2025

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Quais critérios as empresas usam para fazer parceria com ONGs?

Empresas de todos os segmentos são cobradas por seu posicionamento em relação a causas sociais. Para grandes corporações, fazer parceria com ONGs é uma forma de reforçar valores fundamentais da identidade da empresa, especialmente se há um investimento feito na cidade ou comunidade em que o negócio está presente.

A pesquisa da Giving Brasil, mostra que o país está em 89º posição quando o assunto é o país mais generoso do mundo. E esse não é o único indicador, quando falamos em doações para ONGs, esse número passou de 41% para 26%. Ou seja, a pesquisa nos mostra que o hábito pós período pandêmico decaiu. 

Sendo assim, um um caminho que pode ser importante para aumentar o incentivo dos consumidores para com essas ações, é o investimento de organizações em projetos sociais de relevância.

Mas, afinal, como atrair possíveis investidores? Quais são os critérios que as grandes empresas usam para escolher os parceiros ideais? 

Confira!

Porque empresas devem fazer parcerias com ONGs? 

Hoje, mais do que nunca, é essencial que as empresas demonstrem compromisso com causas sociais. Alinhar uma marca a uma instituição social traz benefícios para ambas as partes, criando um impacto significativo e duradouro.

  • Para as empresas, essa associação amplia sua visibilidade, reforça a responsabilidade social corporativa, eleva a reputação, agrega valor em diversos aspectos e promove um senso de pertencimento e orgulho entre os colaboradores. 
  • Para as ONGs, a parceria fortalece sua credibilidade junto ao público, assegura recursos para a execução de projetos e amplia o alcance do impacto positivo que geram na sociedade.

Além dos benefícios diretos, essa relação pode funcionar como um termômetro das mudanças nos comportamentos e demandas dos consumidores. 

Muitas ONGs estão na linha de frente dos movimentos sociais, sendo capazes de identificar tendências emergentes ou preocupações que ainda não ganharam destaque, mas que podem influenciar diretamente os negócios.

Um exemplo marcante ocorreu com a Monsanto. Há alguns anos, a empresa introduziu alimentos geneticamente modificados no mercado europeu, apostando no desenvolvimento de um setor promissor. 

Porém, organizações como o Greenpeace e Friends of the Earth já levantavam alertas sobre os riscos dessa indústria. Pouco tempo depois, os alimentos geneticamente modificados foram banidos das prateleiras europeias, gerando prejuízos milionários para a empresa.

Esse caso demonstra que, com um diálogo mais próximo às ONGs, a Monsanto poderia ter reavaliado sua estratégia e evitado perdas significativas. 

A conexão entre empresas e instituições sociais não é apenas um ato de responsabilidade, mas também uma ferramenta estratégica poderosa para antecipar e adaptar-se a transformações sociais.

Quais os critérios para fechar parcerias com ONGs?

Alguns critérios precisam ser respeitados para que uma empresa inicie uma parceria com ONGs, independentemente do segmento em que as instituições estão inseridas.

Essas exigências passam por questões como:

Impacto social

Promover ações de impacto social é o primeiro critério considerado por grandes empresas na hora de fechar os acordos com ONGs. As instituições precisam estar alinhadas com os valores das empresas, especialmente no caso das que investem em sustentabilidade social.

Fred Mendes, analista de comunicação e responsabilidade socioambiental da Essencis MG, conta que essa identificação foi fundamental para unir a empresa, especializada em soluções tecnológicas para a valorização e destinação de resíduos, e o Instituto Ramacrisna. 

Segundo ele, a parceria com a Orquestra Filarmônica Ramacrisna e as ações de aprendizagem do Instituto, aconteceu em consonância com o compromisso de ambas as instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Agenda 2030

Região de atuação 

Para as empresas, é fundamental que a organização parceira desenvolva seus trabalhos na mesma localidade em que o empreendimento está inserido. Desta forma, fica mais fácil oferecer suporte logístico e financeiro para as ações que serão realizadas, assim como o acompanhamento do projeto.

ONGs e empresas têm mais facilidade em atender as necessidades de uma comunidade quando estão inseridas nela, especialmente quando atuam em parceria com lideranças locais e/ou outras instituições.

Originalidade

A originalidade também é um elemento que influencia o processo de escolha das empresas. Para conquistar um grande empreendimento, é necessário que a ONG desenvolva projetos únicos, que supram as carências da sociedade naquele exato momento.

Mesmo que seja relevante, oferecer um serviço que já é executado por outras organizações e/ou empresas, especialmente as de maior porte, pode fazer com que a ONG não consiga financiamento.

Viabilidade

Outro aspecto importante é a viabilidade dos projetos que as ONGs se propõem a realizar. As ações precisam estar dentro da realidade financeira da empresa parceira, e mais do que isso, precisam ser executáveis com a estrutura que a instituição possui.

Portanto, é importante apresentar dados concretos sobre a estrutura de cada projeto oferecido pela instituição, para que as empresas tenham a confiança de que a ideia vai mesmo sair do papel.

Transparência

Para conquistar a credibilidade do mercado, as ONGs precisam ser transparentes não só com a prestação de contas e divulgação de informações, mas também sobre a sua capacidade de execução e condução de projetos.

De acordo com Fred, um dos motivos pelo qual a Essencis MG decidiu investir no Ramacrisna foi a credibilidade transmitida durante a seleção. Isso foi observado tanto nas informações disponibilizadas, quanto na proposta apresentada.

Instituto Ramacrisna 

 Durante 7  anos consecutivos, o Ramacrisna foi eleito como uma das 100 melhores ONGs do Brasil. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de 65 anos, com projetos educacionais, profissionalizantes e culturais, que atendem adolescentes, jovens e adultos de 13 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conheça o Instituto!

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