Notícias

30 de dezembro de 2020

Jovem Aprendiz|Notícias

Como contratar jovens aprendizes para sua empresa em quatro passos

Quer contratar aprendizes, mas não sabe por onde começar?

Neste artigo vamos explicar de maneira didática quais são os passos para você ter, na sua organização, jovens que estão começando a vida profissional e que podem trazer uma série de benefícios para o seu negócio. 

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos chegam sem formação e sem treinamento e muitos têm disposição de sobra para aprender a fazer tudo do jeito que você acredita ser o melhor. No Instituto Ramacrisna, por exemplo, eles passam pelo curso Jovem de Futuro para prepará-los. 

Os jovens ganham uma renda, um currículo, vivência profissional e você uma mão de obra cheia de disposição e motivada, além de benefícios fiscais. 

Confira o passo a passo para contratar aprendizes:

1° passo: se informe sobre os processos burocráticos

Antes de divulgar uma vaga para esse público é preciso entender o que é a Lei de Aprendizagem e como ela funciona. O sistema é uma política pública que incentiva jovens entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ensino básico (fundamental ou médio) ou tenham concluído o Ensino Médio, a procurar o primeiro emprego, garantindo todos os seus direitos.

O modelo une experiência profissional com curso de profissionalização em alguma área específica. Ao ser contratado por uma empresa, o jovem é preparado por meio de aulas teóricas e atividades desenvolvidas na rotina do negócio.

Toda empresa, de médio a grande porte, deve ter em seu quadro profissional um número de jovens aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e máximo de 15%. 

A jornada de trabalho, normalmente, é de 04h a 6h. O contrato dura até dois anos. 

2° Passo: defina quantas vagas serão ofertadas

Agora que você já conhece os pontos básicos da lei, é hora de avaliar a sua situação interna. Faça as contas e veja quantos profissionais, mínimo e máximo, a sua empresa pode contratar. 

Na sequência, abra o mapa de setores do seu negócio e avalie, com seu departamento de RH, quais áreas e funções podem ser atribuídas a jovens aprendizes. Feito isso, você terá um panorama da quantidade de vagas, funções e custos.

3° passo: escolha o regime para contratar aprendizes

Os negócios que desejam ter aprendizes podem optar por dois modelos de contratação. No primeiro, eles criam seu próprio processo de recrutamento. Quem opta por essa versão tem que se responsabilizar em matricular o jovem em um programa de aprendizagem, que é o curso teórico oferecido por uma instituição de ensino credenciada. 

Escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos, com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fazem parte desse rol.

A segunda opção é buscar uma organização com um programa de aprendizagem cadastrado, aprovado junto a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que faça a contratação do adolescente e toda a gestão trabalhista.

O Instituto Ramacrisna tem um programa consolidado para empresas que escolhem essa segunda alternativa. O processo de contratação fica ainda mais simples e a instituição oferece um programa de ensino para jovens aprendizes reconhecido por grandes empresas de vários mercados, como Fiat, Banco do Brasil e Unimed. 

Vale lembrar que, em qualquer uma das duas opções, o aprendizado técnico-profissional fica a cargo das instituições e a experiência prática com a empresa.

4° passo: receba seus novos funcionários

Chegar a uma empresa pela primeira vez pode ser muito assustador, principalmente se o jovem vive uma realidade de vulnerabilidade social. Por isso, é fundamental que ele seja acolhido neste início.

Ao receber seus novos funcionários, seja receptivo. Apresente a empresa, os colegas de setor, tire dúvidas sobre o espaço físico e explique sobre a cultura da organização. Essa pequena atenção vai ajudar a formar um profissional mais capacitado e um verdadeiro embaixador da sua marca. 

Queda na contratação de jovem aprendiz

Em 2020, a Lei de Aprendizagem comemorou 20 anos de existência com uma notícia triste. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kairós Desenvolvimento Social, o fechamento de vagas de jovem aprendiz bateu recorde no segundo trimestre de 2020.

O estudo registrou uma queda de aproximadamente 59 mil postos de trabalho no país nos primeiros meses da pandemia, afetando milhares de vidas.

Se sua organização pode ajudar a reverter esse cenário, faça parte dessa corrente do bem.

Leia mais >>> Benefícios para empresas que contratam jovens aprendizes 

Quer saber como é o programa do Instituto Ramacrisna? Acesse o site ou entre em contato

compartilhar:

Receba nossas notícias