Notícias

3 de agosto de 2022

Esportes

Construindo o Futuro: os benefícios do esporte para a qualidade de vida das crianças e adolescentes

Mesmo em poucos meses de oficinas, mães compartilham os benefícios do esporte na vida de seus filhos

Melhorias na saúde, nas relações interpessoais e até na autoestima. Os benefícios do esporte são inúmeros e os alunos das oito modalidades do projeto Construindo o Futuro podem comprovar. 

Ao todo, crianças e adolescentes participam de oito modalidades: basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, peteca, capoeira, zumba e balé. E, mesmo com esportes tão diferentes, as mães dos alunos compartilham melhoras semelhantes na qualidade de vida dos filhos e até nas relações da família.

São crianças que dormem melhor, se saem melhor na escola e até venceram a timidez – tudo com a ajuda da prática esportiva. Conheça algumas histórias.

Benefícios do esporte para toda a família

Franciele Ventura Peixoto é mãe de Pedro, de 6 anos, e Ítalo, de 10 anos. Os dois praticam futebol de campo, desde fevereiro, no núcleo Petrovale do Construindo o Futuro. Ela conta que, por conta da pandemia, os meninos acabaram ganhando peso. Especialmente Ítalo, que estava em situação de sobrepeso.

“Para eles foi uma oportunidade muito boa, porque surgiu logo após a pandemia e nesse período em que eles ficaram em casa, acabaram ganhando um pouco de peso. Então, o futebol é a oportunidade que eles estão tendo de praticar exercícios físicos”, conta.

Já Pedro sofria com insônia, mas o esporte trouxe melhoras para ele. “Ele acordava muito durante a noite, e, com a prática do futebol, ele está conseguindo dormir melhor”, relata. 

E não são apenas ganhos pessoais para os filhos. Toda a família foi beneficiada: Franciele conta que os meninos melhoraram a comunicação. Assim, a convivência de toda a família foi beneficiada. “Eles ficavam muito tempo no celular e agora não estão. Consequentemente, eles ficaram bem mais próximos”, analisa. 

Outro ponto positivo que Franciele aponta é que, quando os meninos estão nas oficinas, ela se sente mais tranquila. “Eu prefiro que  eles fiquem correndo no campo. Porque eu me sinto muito insegura de deixar que eles brinquem na rua. Então, eles gastam muito tempo e energia com o futebol e, assim, não sobra tempo para ficarem na rua”, afirma. 

Além disso, Franciele aponta que, por ter que sair para trabalhar, deixava os filhos com amigas. Mas Pedro e Ítalo sempre pediam para brincar fora de casa com os amiguinhos. “Como eu não gosto muito que eles brinquem longe dos meus olhos, tento ocupar o tempo deles com esportes. E os meninos acabam convidando os amigos para irem jogar com eles e alguns até já se inscreveram no projeto”, comemora.

Mais do que levar os colegas para as oficinas do Construindo o Futuro, a oficina também foi uma oportunidade para que os meninos fizessem novas amizades e aumentassem o círculo social. 

Autoestima e socialização

Fabiana Rodrigues também comemora os benefícios do esporte para a vida da filha, Ana Rosa, de 13 anos. Também no núcleo Petrovale, a menina faz parte da oficina de vôlei. 

“Eu notei uma melhora muito grande dela, principalmente com o compromisso nos horários. Além disso, ela se sentia muito gorda e, nesses meses, já perdeu 7 quilos e ganhou muita qualidade de vida em questão de condicionamento físico: tem mais ânimo e diminuiu o tempo dela no celular”, resumiu. 

Fabiana conta que Ana sempre foi muito boa na escola, sempre tirando notas boas e sendo destaque da sala. Mas que a adolescente tinha problemas de convivência. “ Ela tinha muita dificuldade em perder nos jogos e nisso ela já melhorou bastante. Os professores do Construindo o Futuro têm trabalhado essa parte com ela e tem dado resultado positivo”, avalia.

Ana Rosa nunca tinha praticado esportes, mas agora já aguarda, ansiosamente, os dias das aulas. Junto à paixão pelo vôlei, a menina perdeu peso e ganhou autoestima. “Ela está mais confiante e até se arrumando mais”, conta a mãe.

Assim como Franciele, Fabiana também comemora a melhora na convivência dentro de casa. “Ela era muito agitada e ‘respondona’. Agora, ela está mais tranquila e obediente. Só tenho que agradecer”, finalizou.

Sobre o projeto Construindo o Futuro

O Projeto Construindo o Futuro é desenvolvido pelo Instituto Ramacrisna, com o patrocínio da Petrobras. As atividades são gratuitas e realizadas nos bairros Imbiruçu, Colônia Santa Isabel e Petrovale, vizinhos à REGAP, em Betim-MG.

O objetivo do Construindo o Futuro é promover ações de qualificação profissional, oficinas de promoção integral e formação humana e atividades esportivas, culturais e de conscientização ambiental, voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 3 e 40 anos. 

As atividades esportivas são divididas em três núcleos. No núcleo Petrovale, ocorrem as aulas de futebol de campo, futsal e vôlei, podendo participar crianças e jovens de 6 a 17 anos. Já no Núcleo Colônia Santa Isabel, basquete, futsal, balé e zumba, também direcionadas para crianças de 6 a 17 anos.

No Núcleo Imbiruçu, as atividades ocorrem nas escolas municipais Sebastiana Diniz Mattos Cardoso e Abílio Gomes da Costa e são exclusivas para os alunos dessas instituições. 

Você pode ajudar a melhorar a vida de crianças, adolescentes e adultos com o esporte. Conheça mais sobre nosso trabalho e saiba como ajudar

 

compartilhar:

Receba nossas notícias