Os projetos culturais para jovens são uma importante ferramenta de transformação social. Neste blog post veremos um pouco mais sobre o modo como a cultura ajuda no desenvolvimento de cidadãos. Veremos ainda como ela forma consciência social, caráter, disciplina e todo o ciclo de desenvolvimento de uma criança, adolescente ou jovem adulto. Sigamos na leitura para conhecer como os projetos do Instituto Ramacrisna têm um papel crucial de atuação positiva para toda a sociedade.
A cultura é um importante elemento para formação de crianças e adolescentes, mas, infelizmente, projetos culturais para jovens nem sempre estão disponíveis para todos. Apesar de estarem previstos na Constituição, conforme a lei (ECA – LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), “o Estado deve garantir o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais”. No entanto, não vemos esse acesso garantido na prática, principalmente às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. E é justamente neste ponto que o Instituto Ramacrisna atua.
Projetos culturais para jovens no Instituto
O Instituto Ramacrisna acredita na cultura como elemento de transformação social e, por isso, oferece projetos nessa área para crianças e adolescentes.
“A música é uma constante transformação na vida das pessoas. Ela transforma tudo. Eu vi isso acontecer ao longo dos anos. Alunos que sem perspectivas de vida, sujeitos ao uso e tráfico de drogas, se tornaram cidadãos melhores, com suas vidas transformadas”, conta o maestro Eliseu de Barros, responsável por um dos projetos culturais do Instituto, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna.
Cultura como atividade profissional
A cultura é um elemento de transformação, que cria possibilidades fáticas para a vida profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Por isso o Instituto atua de forma efetiva. Esse é, justamente, um dos objetivos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna, que atende meninos e meninas entre 12 e 28 anos, da comunidade de Vianópolis, em Betim.
O projeto oferece aulas de teoria e prática musical, em instrumentos de cordas, sopro e percussão. Bem como, faz com que os alunos naveguem pelo mundo da música erudita, popular e brasileira sob regência do maestro Eliseu.
Nesse sentido, ele explica que a música trabalha aspectos sociais, cognitivos, emocionais, psicológicos, de socialização, de coletividade, de disciplina, de convivência, de hierarquia, de constância nos estudos e até mesmo de autoestima.
Parcerias do Ramacrisna em projetos culturais para jovens
Além de manter a orquestra, o Instituto Ramacrisna tem uma parceria com a Prefeitura de Betim para realização do Projeto CASA – Cultura, Assistência Social e Atividades Esportivas, lá são oferecidas gratuitamente aulas de dança, música, artesanato, entre outros. Por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), as oficinas são voltadas para crianças de 6 a 15 anos e acontecem em período complementar às aulas que são ministradas nas escolas públicas. Lá os alunos participam de aulas de violão, viola caipira e também de atividades na Biblioteca.
Leitura: um caminho além da educação
Assim também, a leitura abre muitas portas, não só na educação, mas também para o mundo da arte e da cultura. Ela amplia o conhecimento e faz com que os leitores viagem por meio da imaginação. No Ramacrisna há um acervo de literatura infantojuvenil e adulta com mais de nove mil livros catalogados, na Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva.
Do mesmo modo, desde 2010, a Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim, da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas Uai e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Além desse acervo, desde 2020, um espaço em braile e de audiolivros foi montado com o apoio da Fundação Dorina Nowill para receber a população. Mas a biblioteca não se restringe às suas paredes, pois também promove projetos de incentivo à leitura itinerantes.
Em síntese, apoie projetos culturais para jovens, apoiando também esse poderoso instrumento de transformação social.
Desse modo, nos ajude a divulgar o Instituto, seus projetos e ações socioculturais e socioambientais. E faça você também uma doação!