Notícias

25 de novembro de 2021

Cases|Notícias

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Cleide Moura

O Ramacrisna é a segunda casa de Cleide. Ela é funcionária do Instituto e coordena a biblioteca. Mais do que um trabalho, ela encontrou amigos e um apoio para a formação dos seus três filhos.

Hoje, Cleide está prestes a se graduar em Letras e sonha em aplicar todo conhecimento com os alunos do Instituto. Conheça essa história de gratidão.

“O Ramacrisna representa liberdade”

É assim que Cleide define o Instituto. Para ela, o Ramacrisna representa um crescimento pessoal e profissional. Isso porque foi por causa do seu trabalho que ela conseguiu fazer faculdade e outros cursos de qualificação.

Além disso, o trabalho no Instituto permitiu que ela fizesse viagens pelo Brasil, conhecesse novas tecnologias e pessoas

“Tudo o que eu sei hoje, tanto pessoal como profissionalmente, foi por causa do Ramacrisna. O Instituto me deu essa oportunidade, que ninguém mais na minha família teve”, afirma Cleide.

Para ela, o Instituto também representa possibilidade e convívio com pessoas especiais. “Foi porque eu trabalho aqui e tenho colegas incríveis, que são verdadeiros amigos, que eu tive coragem de enfrentar grandes batalhas que eu passei até hoje. Porque eu sei que aqui eu tinha com quem contar”, declara.

Cleide afirma, ainda, que viu na vice do Instituto, Solange Bottaro, um amor de mãe. E, hoje, ela é uma conselheira na vida pessoal e profissional

Além disso, ela, que é divorciada e mãe de três filhos, também encontrou no Ramacrisna o sustento da sua casa. Por isso, manifesta diariamente a sua gratidão.

“O Instituto é um lugar que eu abençoo todos os dias, porque eu sei que é aqui que eu vou fazer tudo o que eu quero na minha vida e na vida dos meus filhos”

Amor de mãe

Cleide com os filhos Renato, Ana Luisa e Yasmim. Os três são alunos de projetos do Ramacrisna

Para garantir um futuro melhor para os filhos, Cleide faz questão que eles participem das atividades do Ramacrisna

Os três fizeram parte do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). Renato, o mais velho, participou de oficinas, esporte, artesanato e aulas de informática.

Depois, cursou o Jovens de Futuro. E, por isso, foi selecionado por uma empresa para ser jovem aprendiz e teve a oportunidade de trabalhar na Antenados Produtora. Nessa passagem, ele ganhou muita experiência e descobriu um talento de produzir conteúdo para o canal do youtube

Além disso, teve a oportunidade de cursar inglês no Instituto, o que despertou a vontade de continuar aprendendo a língua

A filha do meio, Ana Luísa, também teve a oportunidade de trabalhar como adolescente aprendiz. Mas, por ter sido durante a pandemia, não teve a mesma experiência que o irmão. Mesmo assim, a passagem pelo programa trouxe muitos benefícios.

“Ela ficou muito feliz de ter passado e o curso de formação acrescentou muito na vida dela. Antes, ela era uma menina muito tímida, mas, durante as apresentações no trabalho, ela demonstrou muito avanço e ficou mais aberta”, conta a mãe. 

A caçula, Yasmin, tem 13 anos e ainda é aluna do CAER. Antes da pandemia, a menina participava das oficinas e das aulas de bateria. A atividade foi suspensa durante a pandemia, mas ela planeja voltar quando houver a retomada das aulas.

Cleide fala com muito orgulho da participação dos filhos e planeja que eles continuem se beneficiando do Ramacrisna. “Todos eles ainda vão usar muito o espaço do Instituto. Para eles foi fundamental. É mostrar as possibilidades para a criança e abrir um leque de possibilidades que eu quero que eles sempre aproveitem”, planeja.

Planos para o futuro

Nas vésperas da formatura na faculdade de letras, Cleide já faz planos para o pós-formatura: estar no Ramacrisna e prestando um trabalho cada vez melhor.

Para ela, isso vai ser possível quando puder aplicar no dia a dia da biblioteca o que aprendeu na graduação. Além disso, ela sonha em continuar melhorando a vida dos alunos e ver novamente o espaço cheio de crianças.

Como mãe, ela também tem sonhos para os filhos: “que eles tenham experiência profissional e local de trabalho tão maravilhoso como eu encontrei: o Ramacrisna”, finaliza.

Transformar vidas e famílias. Esse é o objetivo do Ramacrisna. E precisamos de você para continuar essa tarefa. Saiba como ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias