Notícias

4 de julho de 2024

Cases|ONG's

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Samuel Silva e o curso de Operador de Computador

O jovem hoje é contratado do Instituto e diz que ajudar o próximo é a principal lição atendida aprendida

No final de 2022, Samuel Silva estava terminando o segundo semestre da faculdade de Ciências da Computação. Mas o curso não era aquilo que ele imaginava. Perdido, ele conheceu, graças a um amigo, o Instituto Ramacrisna e  decidiu  fazer o curso de Operador de Computador. A partir daí, ele encontrou um novo propósito para seu futuro.

Hoje, ele é funcionário do Instituto e reflete sobre como fazer o bem mudou sua trajetória.

Antes do Ramacrisna

Na faculdade, Samuel tinha boas notas. Mas não era o suficiente para fazê-lo feliz. “Eu não estava feliz e disposto a dedicar quatro anos da minha vida a uma ciência que não sabia se era realmente para mim”, lembra ele.  Logo nos primeiros dias de aula, ele tentou cancelar a matrícula, de tão confuso que estava. Mas acabou mudando de ideia. 

Além da faculdade, Samuel trabalhava, desde o fim do ensino médio, como repositor de supermercado. Além disso, recebia um salário mínimo para trabalhar integralmente de segunda a sábado e meio período aos domingos. Essa jornada de trabalho reduzia, consequentemente, o tempo de estudo e o foco no desenvolvimento pessoal.

Isso o fez se questionar ainda mais. “A jornada de trabalho era tão longa e exaustiva que dificultava a procura por outro emprego ou curso”, explica ele. Samuel saiu do supermercado no início de 2023 e decidiu que era o momento de se dedicar exclusivamente aos estudos. Nesse período, ele desenvolveu competências em criação de programas de computador, sites, minijogos, banco de dados e inglês.

Quando estava cursando o terceiro período de Ciências da Computação, decidiu fazer um curso externo para cumprir uma carga horária exigida pela faculdade. Além disso, ele queria aprender sobre manutenção de computadores e redes de internet,  áreas em que tinha dificuldades.

Samuel passou a reparar em um colega de classe, que sempre comparecia às aulas usando o uniforme do Ramacrisna. Ao pesquisar, ele descobriu que o Instituto oferecia cursos de qualificação gratuitos, com boa infraestrutura e ferramentas. Descobriu ainda que o Ramacrisna contribuía significativamente para a comunidade local, o que lhe inspirou e motivou a procurar a Instituição. 

Operador de Computador

Era o que faltava para ele se inscrever no curso de Operador de Computador. As aulas começaram em maio de 2023. Mas, ao contrário do que acontecia na faculdade, no  Ramacrisna ele se sentia seguro. “Eu me preocupava mais  em estudar para o curso do que para a faculdade, não porque era mais difícil, mas porque meus interesses nos assuntos do Instituto eram muito mais fortes”, conta . Seu desempenho foi tão bom que o instrutor César Mendes sugeriu que ele iniciasse um estágio no próprio Instituto.

Em outubro de 2023, um mês após concluir o curso, se tornou estagiário do projeto Adolescente Aprendiz. Na prática, ele elaborava materiais didáticos e exercícios para os alunos sobre hardware e software, pacote Office, internet e segurança cibernética. “Ensinar não era algo que eu tinha feito oficialmente antes, mas o Ramacrisna confiou em mim e isso mudou minha vida para melhor”, revela.

Três meses depois de se tornar estagiário, Samuel foi certamente efetivado. Para ele, a conquista se deve aos conselhos e orientações dos colegas de trabalho, especialmente Janara Gomes e César. “O Instituto Ramacrisna inspira as melhores partes da minha personalidade, estimula minha criatividade e me propõe desafios para desenvolver novas habilidades”, diz ele, com gratidão.

Além disso, “trabalhar no Ramacrisna é um grande prazer, acredito que o que fazemos é muito importante na vida das pessoas e sou abençoado por fazer parte disso”, afirma.

Conheça nosso trabalho

Assim como Samuel, mais de dois milhões de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo Instituto Ramacrisna. A organização atua há mais de seis décadas em Betim e em outras cidades da Grande BH, com projetos de educação, cultura e profissionalização.

Faça parte de nossa corrente do bem. Entre em contato conosco e saiba mais.

compartilhar:

Receba nossas notícias