Notícias

16 de abril de 2021

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Doações|Imposto de Renda|Notícias|Qualificação Profissional|Tecnologia e Inovação

Conheça projetos financiados pelo Fundo dos Direitos da Criança (FDCA)

Aulas de música, de tecnologia e inovação, oficinas de esporte, lazer e cultura… Esses são alguns temas de projetos do Ramacrisna financiados pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA). 

Assim como outras instituições da organização da sociedade civil, o instituto recebe recursos do fundo para promover ações que melhorem a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O FDCA capta recursos para projetos de acolhimento social de diversas formas, como aplicações do orçamento da União e contribuições de dedução fiscal, como o imposto de renda, por exemplo. A captação é fiscalizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

>> Veja quais projetos podem ser financiados pelo FDCA

A vice- presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, explica que o fundo é um aliado importante para a manutenção dessas atividades no Instituto.

“Destinar recursos do imposto de renda devido para o FDCA é uma forma responsável de transformar a vida de crianças e jovens que só precisam de uma oportunidade para mostrar seu valor e seus talentos. Ou seja, essa ação em um momento tão crítico e doloroso que a sociedade atravessa, se torna um ato de solidariedade e de desprendimento, que mudará a vida de famílias inteiras. Todos nós podemos e devemos participar”, afirma.

Neste artigo vamos mostrar quais projetos do Instituto recebem essas verbas. Confira!

Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER)

O CAER oferece diversas oficinas em horário complementar às aulas das escolas públicas. A ideia é ampliar o horizonte das crianças. Para isso, eles participam de atividades de apoio pedagógico, esporte, lazer, arte,  cultura, dança e tecnologia e inovação. Assim, os participantes têm que estar matriculados e ter boa frequência na escola. 

Durante o período complementar, os alunos recebem almoço e lanche, material escolar e vestuário. Além disso, o resultado das ações são redução da evasão escolar e do trabalho infantil, situações que são comuns na região, e aumento do nível de escolaridade dos participantes.  

Folcloriá

Realizado com o repasse do imposto de renda da Usiminas,  o Folcloriá consiste em oficinas de danças folclóricas, para 60 meninas, como forma de socialização, acesso à cultura e trabalhar a percepção do próprio corpo.

Além disso, a iniciativa realiza oficinas de canto para 20 crianças e adolescentes, trabalhando a voz, harmonização, desenvolvendo a audição, ritmo, movimentos, linguagem oral e memória e apresentações junto ao grupo dança e canto. Tudo isso com apresentações de música, canto e dança para crianças, jovens e adultos alunas dos cursos do Ramacrisna, suas famílias e moradores da comunidade. Compartilhando, assim, o talento dos participantes das oficinas.

Fora da sede do Instituto, o projeto também promove interações on-line, com apresentações de dança por meio de vídeo conferencia, estabelecendo um Intercâmbio cultural, com grupos de danças de outros estados, ligados à Rede Nacional de Biblioteca. Dessa forma, o projeto proporciona a troca de experiência e o enriquecimento do conhecimento e a formação coreográfica.

Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva 

A Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva recebeu esse nome em homenagem ao fundador do Ramacrisna. Com 194 m², o local possui um acervo de literatura infantojuvenil e adulta com mais de seis mil  livros catalogados. Assim, a iniciativa atende a todos os alunos do Ramacrisna, funcionários e a comunidade do entorno da instituição.

Além disso, a principal característica da Biblioteca do Ramacrisna é que ela não se restringe a paredes. Isso porque ela possui vários projetos de incentivo a leitura itinerantes. Da mesma forma, os leitores podem usar todo espaço da instituição. Possibilitando, assim, exercer a prática da leitura de forma agradável, confortável e prazerosa, em jardins, gramados, debaixo das árvores ou nos quiosques.

Orquestra Jovem

A música instrumental está presente na vida de crianças e jovens em vulnerabilidade social. Isso porque a Orquestra Jovem Ramacrisna, desde 2005,  atende jovens de 12 a 24 anos da comunidade de Vianópolis.

Para isso, os alunos recebem aulas práticas e teóricas de instrumentos de corda, sopro e percussão com professores renomados.

Além das aulas, que permitem o contato dos alunos com a música é realizado, anualmente,  o Festival de Música Primavera, aberto a toda a comunidade. 

FabLab

O mercado de trabalho cobra, cada vez mais, competências das áreas de Tecnologia e Programação. Por isso, o Instituto Ramacrisna criou o FabLab, que prepara crianças e adolescentes para esse cenário. 

No espaço, com área de 500m², os alunos encontram ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos por meio da prototipagem. Ao todo, são impressoras 3D, óculos de realidade virtual, impressora corte a laser, tablets, computadores e kits lego para a prática da Robótica Educacional.

Cursos profissionalizantes

Por fim, o Ramacrisna oferece cursos de qualificação profissional para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A formação humana e cidadã completam o aprendizado técnico, promovendo o desenvolvimento de valores éticos e profissionais.

Atualmente, são três cursos financiados pelo FDCA:

  • operador de computador: prepara profissionais para montar, instalar e reparar microcomputadores, identificando problemas de software e hardware. Além disso, os alunos também recebem capacitação para oferecer suporte a redes de computadores locais no uso e na configuração de equipamentos e softwares, observando normas de qualidade, segurança, higiene e saúde;
  • soldagem: capacita os alunos a atuar em diversos processos de soldagem. Para isso, ensina as informações técnicas e os parâmetros corretos, com conhecimento para interpretar a simbologia e as especificações dos procedimentos e para os consumíveis e equipamentos adequados para o processo;
  • mecânica de automóveis: prepara os jovens para elaborar planos de manutenção e fazer manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Além disso, eles também são treinados para substituir peças, reparar e testar o desempenho de componentes e sistemas de veículos.

Se você quer conhecer mais sobre os nossos projetos que ajudam a garantir os direitos da criança e do adolescente, entre em nosso site. Caso tenha interesse em colaborar com esses e outros trabalhos desenvolvidos pelo Ramacrisna, você também pode ajudar! Saiba como doar via FDCA.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias