Notícias

4 de fevereiro de 2022

Arte e Cultura|Cases|Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Ramacrisna completa 63 anos com quase 40 mil atendimentos em 2021

O Ramacrisna foi criado em 1959, quando o Professor Arlindo Corrêa da Silva deu a oportunidade de educação para oito crianças. Hoje, com 63 anos de história, o Instituto contabiliza 37.722 pessoas beneficiadas somente em 2021, incluindo crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social. Assim, ao todo, já são mais de 1,9 milhão de vidas transformadas pelas ações do projeto em todos esses anos de história.

Desde a sua criação, o Ramacrisna investe em projetos na área de educação, profissionalização, cultura e lazer como forma de melhorar a qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. 

No aniversário de 63 anos do Instituto Ramacrisna, confira os números do ano anterior e os planos para 2022.

Veja também as histórias de quem já participou de nossos projetos.

Balanço de 2021

No mesmo ano em que o Ramacrisna conquistou o selo Doar A+ e esteve no ranking das 100 melhores ONGs do país pela quinta vez consecutiva, também contou com empresas parceiras para acolher pessoas em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, realizamos 3.676 atendimentos diretamente na sede do Instituto e contribuímos para a distribuição de 12.540 doações. Além disso, outros 20.543 atendimentos contaram com a parceria da prefeitura de Betim e mais 1.053 com o patrocínio da Petrobras.

A gente teve um ano fantástico mesmo sendo um ano de pandemia. Além da parte educacional, conseguimos realizar atendimentos e doações de alimentos e de materiais de higiene e de limpeza”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna.

As doações de alimentos, produtos de higiene, limpeza, roupas, tênis e livros beneficiaram mais de 50 mil pessoas. Para isso, contamos com 12.540 doações vindas de parceiros e entregues às famílias. 

Os números não param de impressionar, com 27.090 refeições fornecidas, além de 10.257 lanches para os alunos dos projetos do Ramacrisna e colaboradores.

Tudo isso só foi possível graças ao trabalho intenso dos funcionários do Instituto. Para aperfeiçoar a atuação dos colaboradores, foram 1.448 horas de treinamentos. Não só cresceu o número dos atendimentos, como também o Instituto celebra os 106 colaboradores na sede, em Betim, que somados aos parceiros e prestadores de serviços, chegam a 300 pessoas trabalhando e fazendo o bem.

Além disso, as 17 parcerias firmadas com empresas e as 11 com a Prefeitura de Betim foram fundamentais para as ações de 2021 do Instituto Ramacrisna. 

Parceria com a Prefeitura de Betim

Uma das maiores parceiras do Ramacrisna foi a Prefeitura de Betim. Para se ter uma ideia, foram 19.523 participantes de atividades esportivas e 930 de oficinas culturais. Essas atividades aconteceram em conjunto com as Secretarias Municipais de Esportes e Cultura.

Além disso, a contribuição do Instituto foi fundamental para servir 1.593.280 refeições em parceria com a Secretaria de Saúde e outras 573.338 nos Restaurantes Populares da cidade.

Nossos projetos 

No Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), foram realizadas 639 atividades culturais, esportivas e tecnológicas em 2021.

Já a Orquestra Jovem Ramacrisna contou com aulas para 40 músicos. Além disso, foram oito apresentações para um público de 450 pessoas

Na Biblioteca, foram realizados 433 empréstimos de livros para 288 leitores. Mas o maior sucesso da parte cultural foram as Lives: 2.795 pessoas assistiram as transmissões.

Na parte de profissionalização, foram 26 turmas em 12 cursos, com 701 alunos qualificados.

Só nas aulas do Ampliando Fronteiras, em parceria com a Brazil Foundation, foram 197 estudantes qualificados em 9 turmas correspondentes a 6 cursos.

Além disso, o projeto Construindo o Futuro, com patrocínio da Petrobras, qualificou mais de 900 alunos em 8 cursos, divididos em 71 turmas. Da mesma forma, o programa conta com atividades para a primeira infância. Para isso, produzimos 86 vídeos e beneficiamos 137 crianças. Além de 5 lives, que totalizam 1.229 visualizações.

O projeto Adolescente Aprendiz também apresentou ótimos números: foram 387 jovens inseridos no mercado de trabalho por meio de 96 empresas parceiras em 10 cidades da Região Metropolitana.

O projeto também conta com o “Se cuida Jovem”, que ofereceu atendimento psicossocial para quase 400 adolescentes. Bem como as 8 lives com mais de 3.500 visualizações sobre aprendizagem.

Além disso, em parceria com o Instituto Alair Martins e com a Junior Achievement, 592 jovens participaram de programas de incentivo ao empreendedorismo

Por fim, a Produtora Antenados contou com 8 clientes e realizou 18 trabalhos externos e 266 gravações de vídeo aulas

Ou seja, foi um ano muito produtivo em todas as áreas de atuação do Instituto.

Novidades

Agora, o Ramacrisna investe em projetos para 2022. Um deles é a FabLab, um espaço de inovação e formação profissional para crianças, adolescentes e jovens. A ideia é investir em áreas com alta demanda de mercado, mas com baixa oferta de pessoal especializado, como montagem e manutenção de impressora 3D e AutoCAD.

A FabLab contará com uma decoração colorida e instigante para estimular a criatividade e conquistar os alunos.

Além disso, o Ramacrisna pretende investir mais no ESG (sigla para Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português). Para isso, conta com mentoria e treinamentos da BrazilFoundation. Dessa forma, o Instituto contribuirá ainda mais para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Aniversário do Ramacrisna

Por conta do aumento dos casos de covid-19, as comemorações do aniversário do Instituto foram suspensas. Mas isso não significa que esquecemos a data. Confira mensagem da nossa vice-presidente:

“Comemorar 63 anos de atividades ininterruptas apresentando um impacto social tão significativo, transformando a vida de jovens através da qualificação profissional, ofertando uma educação inclusiva para as crianças e promovendo a qualidade de vida de milhares de pessoas, nos instiga a planejar um 2022 com propostas mais abrangentes, mais inovadoras e resultados ainda mais impactantes.

Destacamos a competência da equipe de colaboradores e gestores do Ramacrisna, a solidariedade dos membros do Conselho Deliberativo, a parceria essencial da Prefeitura de Betim, a participação de empresas e parceiros que possibilitaram a construção dessa Jornada do Bem”.

Sua doação pode fazer a diferença para esse e para os próximos anos. Saiba como nos ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias