Notícias

18 de janeiro de 2023

Notícias

Retrospectiva: confira os números do Ramacrisna em 2022

Só ano passado, 104.170 atendimentos foram realizados nos  projetos do Ramacrisna. 2022 também foi marcado pela inauguração da FabLab

2023 mal começou, mas o Ramacrisna já se prepara para novidades nos próximos meses. Mas, antes de colocar em prática novos projetos, o Instituto faz um balanço do que foi feito em 2022.

Ao todo, foram realizados 88.069 atendimentos dentro e fora da sede do Ramacrisna e 16.101 doações distribuídas pelo Instituto. Confira detalhes a seguir.

Balanço de 2022

Pelo sexto ano consecutivo, o Ramacrisna conquistou um lugar no ranking das 100 melhores ONGs do país. O selo foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com transparência, ética, governança e prestação de contas. O Instituto também recebeu o Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, que reconhece e valoriza práticas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS.

Além disso, em 2022, o Instituto ganhou pela primeira vez um reconhecimento internacional: o The Good Dot (antigo NGO Advisor) conquistando a 178ª posição no ranking global e a 12ª no ranking brasileiro. 

Ao todo, realizamos 3.817 atendimentos diretamente na sede do Instituto e mais 1.765 com o patrocínio da Petrobras.  Foram ainda distribuídas  16.101 doações de cestas básicas e kits gás, dentre outras. Além desse total , outros 82.487 atendimentos contaram com a parceria da prefeitura de Betim. Em resumo, 104.170 atendimentos envolvendo atividades de arte, cultura, educação, inclusão digital, esportes, alimentação a baixo custo, apoio alimentar a famílias em extrema vulnerabilidade socioeconômica foram realizados. 

“Tivemos um público recorde no ano passado, e isso nos surpreendeu muitíssimo, porque estávamos saindo do período de pandemia e os desafios ainda eram grandes. Esse número impactou a sociedade como um todo, abrangendo famílias, crianças, jovens, foi muito significativo”, avalia a vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro. 

Ela conta, ainda, que o bom trabalho em 2022 e a transparência das ações já renderam frutos, com a renovação de parcerias estratégicas como as da Vale, Usiminas, NTS, Essencis e MPT- Ministério Público do Trabalho através do projeto Descubra, além da chegada de novos apoiadores, como o Instituto Localiza – Corretora do Banco Goldman Sachs e Banco Goldman. “Vamos continuar crescendo no número de pessoas e na qualidade do atendimento, tanto na parte dos cursos profissionalizantes, como com as crianças e no impacto a toda a comunidade de 11 cidades da região metropolitana. A gente termina 2022 surpresos e felizes e inicia 2023 com muita novidade e a possibilidade de continuar a crescer com muita qualidade”, conta. 

As doações de alimentos, produtos de limpeza, roupas, computadores e livros beneficiaram 64.405 pessoas. Para isso, contamos com 16.101 doações vindas de parceiros e entregues às famílias. 

Com a retomada das atividades presenciais, o número de refeições fornecidas dentro do Instituto saltou de 27.090 em 2021 para 84.103 em 2022. Além de 59.147 lanches para os alunos dos projetos do Ramacrisna.

Tudo isso só foi possível graças ao trabalho intenso dos funcionários do Instituto. Para aperfeiçoar a atuação dos colaboradores, foram 1.400 horas de treinamentos. Não só cresceu o número dos atendimentos, como o número de colaboradores do Ramacrisna chegou a 798, todos com contrato em regime CLT.

Além disso, as 8 parcerias firmadas com empresas e as 11 com a Prefeitura de Betim foram fundamentais para as ações de 2022 do Instituto Ramacrisna. 

Parceria com a Prefeitura de Betim

Uma das maiores parceiras do Ramacrisna foi a Prefeitura de Betim. Ao todo, foram 74.225 participantes de atividades esportivas e 8.262 de oficinas culturais que foram realizadas em conjunto com as Secretarias Municipais de Esportes e Cultura.

Além disso, a gestão do Instituto foi fundamental para servir 1.470.814 refeições em parceria com a Secretaria de Saúde e outras 956.477 nos Restaurantes Populares da cidade.

Projetos do Ramacrisna

A área cultural se desenvolveu muito em 2022. Na Biblioteca, 2248 livros foram emprestados para 488 leitores. Já a Orquestra Jovem Ramacrisna contou com aulas de instrumentos de cordas, sopro e percussão para 40 músicos. Além disso, foram 11 apresentações para um público de 2500 pessoas. 

Enquanto isso, no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), 208 crianças e adolescentes participaram de atividades culturais, esportivas e tecnológicas em 2022. E os jovens atletas competiram em 20 campeonatos, levando 69 medalhas e 7 troféus no xadrez e no judô.

Ainda falando em esporte, 1.727 alunos de escolas públicas participaram das atividades esportivas do projeto Construindo o Futuro, realizado com patrocínio da Petrobras. Todos os participantes moram nos bairros Colônia Santa Izabel, Petrovale e Imbiruçu, em Betim. 

Na parte de profissionalização, foram 47 turmas em 16 cursos, com 1.185 alunos qualificados. Só nas aulas do Ampliando Fronteiras, em parceria com a BrazilFoundation, foram 248 estudantes qualificados em 9 turmas correspondentes a 5 cursos.

E os jovens também participaram do projeto Adolescente Aprendiz. No ano passado 435 aprendizes foram contratados por 104 empresas parceiras em 11 cidades da Região Metropolitana. Além disso, 94 ex-aprendizes foram efetivados nas empresas após o fim do contrato de aprendizagem. O projeto também contou com o “Se cuida Jovem”, que ofereceu atendimento psicossocial para quase 276 adolescentes. 

Por fim, a Produtora Antenados fez 256 coberturas fotográficas e produziu 92 vídeos. Ou seja, 2022 foi um ano de crescimento positivo do Instituto, transformando a vida de milhares de pessoas. 

FabLab Ramacrisna

No mês de abril, o Instituto deu um passo importante na inclusão digital e na formação tecnológica da comunidade: a inauguração do FabLab (Fabrication Laboratory) Ramacrisna. 

O espaço de 500 m² conta com: 6 impressoras 3D, 5 óculos de realidade virtual, 1 Router CNC Corte a Laser, 5 Celulares, 15 tablets, 16 computadores, 21 Notebooks e

9 kits lego para a prática da Robótica Educacional..  Esses equipamentos possibilitaram a abertura de novos cursos, como o Meninas em Rede, que leva conhecimento de programação para pessoas do sexo feminino em vulnerabilidade social, AutoCAD e Modelagem e Impressão 3D. 

Agora, enfrentamos uma nova jornada de 12 meses pela frente. E só conseguiremos fazer o bem com a sua ajuda. Conheça nossos projetos e faça sua contribuição.

compartilhar:

Receba nossas notícias