Notícias

20 de julho de 2021

Cases|Notícias|Produtora Antenados

Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Leonardo Abras

A educação e o conhecimento podem trazer melhorias na vida de crianças e jovens. O Instituto Ramacrisna acredita nisso. E, no sexto capítulo da série “Por Dentro do Ramacrisna”, você confere a história de um dos jovens que encontrou aqui no Instituto muitas oportunidades.

Leonardo Abras

Foi aos 8 anos de idade que Leonardo começou a participar de atividades do Instituto Ramacrisna. Ainda criança, fez parte do projeto Escola da Gente e do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna. Mas foi quando tinha 15 anos que ele ingressou na Escola Multimídia, em 2016. Lá, ele teve aulas teóricas e práticas de jornalismo, fotografia, cinegrafia e edição de imagens.

Após a conclusão do curso, Leonardo foi contratado como Adolescente Aprendiz para trabalhar na Produtora Antenados. Essa foi a primeira experiência de emprego de Léo e que trouxe ensinamentos para seu cotidiano que ele usa até hoje nas profissões que ele escolheu exercer: Desenvolvedor e Filmmaker. 

Nesse mesmo período, Leonardo teve contato não apenas com a produtora, mas também participou do curso de inglês oferecido pelo Ramacrisna com patrocínio do Consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. “Foi muito incrível. Ao mesmo tempo em que eu era jovem aprendiz, eu fazia o curso de inglês pelo consulado americano. Então eu fiz toda a minha formação em inglês pelo patrocínio do Ramacrisna e do Consulado, com uma bolsa que algumas pessoas tiveram”, lembra.

Tecnologia

Se até agora você só conhece a história do Léo no audiovisual, chegou a hora de te apresentar o lado do desenvolvedor.  É que ao final da sua formação como jovem aprendiz, em 2018, Leonardo se matriculou no curso de Operador de Computador e Redes Locais. E é daí que veio a paixão pela área de tecnologia!

Poucos meses após concluir o curso, surgiu uma nova oportunidade: uma bolsa de 50% para fazer a graduação em Sistemas de Informação, em uma parceria do Ramacrisna com o Rotary Club Calgary West do Canadá, através do seu presidente Benjamin Kormos. Os outros 50% vieram do Programa Universidade para Todos (PROUNI). E, hoje, ele está no sexto período da faculdade. “Eu participei dos cursos de Robótica Educacional, Operador de Computador e o curso da Escola Multimídia. Tudo isso me deu oportunidades de chegar aonde cheguei, de ingressar no ensino superior”, afirma.

E os planos para o fim da graduação já estão definidos: além do financiamento do ensino superior, a bolsa também dá a oportunidade de um intercâmbio de um ano no Canadá, para estudar, trabalhar e se especializar.

Você também pode mudar a história de crianças e jovens. Clique e saiba como doar.

Funcionário do Ramacrisna

Leonardo Abras está de braços cruzados e sorrindo. Ele veste a camisa da Produtora Antenados, do Instituto Ramacrisna

Além da faculdade, atualmente, Leonardo ajuda a transformar a vida de outros jovens. Ele é funcionário da Produtora Antenados. Além de formar jovens, o Antenados presta serviços de audiovisual para organizações sociais e empresas. Entre os serviços oferecidos estão produção de vídeo institucional, registro de eventos, vídeos para internet, fotografia institucional, registro fotográfico de eventos, entre outros.

 

“Ser funcionário é muito legal. Aqui na Produtora, temos a oportunidade de conhecer gente nova, de ensinar novas pessoas e também de aprender sobre o mercado audiovisual. Ser funcionário é isso: ser ajudado e ajudar a vida de outras pessoas também”, destaca. Além do Ramacrisna, Léo tem sua própria produtora – a Unir Filmes – que é especializada em registros de casamentos.

Família no Ramacrisna

O irmão mais velho do Leonardo, o Filipe, também tem uma história com o Ramacrisna. E bem parecida com a do Léo: ele também participou de cursos desde criança e foi instrutor da Produtora Antenados. “Ele foi uma inspiração para mim, para trabalhar aqui na Produtora e para o audiovisual. Hoje, eu sou mais focado na área de tecnologia, mas o audiovisual é minha principal fonte de renda”, explica Leonardo.

Assim como o Leonardo e o Filipe, o Instituto Ramacrisna ajuda a transformar a vida de milhares de crianças e jovens. Quer saber mais sobre nossos projetos e como ajudar esses jovens? Entre em contato conosco.

Veja as outras edições da nossa série:

1 – Por dentro do Ramacrisna: conheça história de Clediane Duarte

2 – Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Geisibel Castro

3 – Por dentro do  Ramacrisna: Conheça a história da família de Efigênia Preciliana

4- Por dentro do Ramacrisna: Conheça a história de João Victor Rodrigues

5 – Por dentro do Ramacrisna: conheça a história de Thiago Euzébio

compartilhar:

Receba nossas notícias